O Golf GTI ganhou uma versão especial para corridas em comemoração aos seus 40 anos, já que a primeira versão foi lançada durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 1975. A Volkswagen Motorsport divulgou o GTI TCR nesta terça-feira (8). Por fora, o hatch ganhou novo para-choque dianteiro, saias laterais, asa traseira e para-choque traseiro modificado.
Sob o capô, o motor usado pelo GTI TCR é um 2.0 turbo que entrega 330 cv, emprestado da versão do Golf R. A transmissão é sequencial de seis velocidades, com borboletas para troca manual atrás do volante. Com este conjunto motriz, o GTI TCR acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5s2 e tem velocidade máxima de 230 km/h, limitada eletronicamente.
Internamente, esqueça qualquer tipo de luxo. A VW Motorsport retirou tudo que era possível, deixando apenas o interior de corrida, com gaiola, bancos de corrida, protetores de cabeça e reservatório de segurança. O carro foi preparado pela divisão esportiva da VW, sendo voltado para as competições automobilísticas europeias. A produção foi limitada em 20 unidades.
Todas as unidades já foram vendidas e serão entregues às equipes que disputarão a série internacional de corridas TCR ao longo do ano, começando a partir do dia 11 de março.