A Volkswagen aposentou de vez o motor EA111 1.0 de quatro cilindros da gama Fox. Agora, além da BlueMotion, todas as versões 1-litro do compacto são equipadas com o mesmo propulsor estreado no up!, tricilíndrico. Com isso, o modelo não só se modernizou como também melhorou o consumo de combustível e o desempenho.
Comparando os números da ficha técnica, a diferença entre os dois motores não parece ser tão impactante: são apenas 6 cv a mais, e o torque ainda é 0,2 mkgf menor. Na prática, contudo, os benefícios do motor de três cilindros são bastante notáveis. Impulsionado por ele, a versão Comfortline cumpriu a prova de aceleração de 0 a 100 km/h 3s2 mais rápido. Em retomadas a vantagem pode chegar a 3s7.
Trabalhando com um câmbio manual com marchas mais curtas, o conjunto mais moderno proporciona uma agilidade ainda maior na utilização urbana. Nas estradas, a evolução é sentida nas ultrapassagens, que ficaram mais seguras, enquanto a rotação do motor é ligeiramente menor a 120 km/h, ao redor das 3.800 rpm.
Mas o principal destaque é que a melhoria em desempenho vem acompanhada de maior eficiência energética. Enquanto a média de consumo do motor anterior era de 9,4 km/l (abastecido com etanol), em percurso combinado de trechos urbanos e rodoviários, o novo Fox obteve a ótima média de 10,4 km/l.
Partindo de R$ 45.490, a versão intermediária Comfortline já conta com itens de série interessantes, como travas, vidros e retrovisores elétricos, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, computador de bordo e sistema de som com entrada USB. As rodas de aço têm 15’’.
Para equipá-lo como a unidade avaliada, o consumidor deve acrescentar mais R$ 5.210. O montante corresponde ao pacote Urban, que adiciona sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e rodas de liga leve, além do volante multifunção conectado à nova central multimídia. Apresentada neste ano, o sistema possui tela sensível ao toque com sensor de proximidade e compatibilidade com as plataformas CarPlay, da Apple e Android Auto, da Google.
DADOS DE FÁBRICA | Volkswagen Fox Comfortline |
Velocidade máxima: | 159 km/h |
Motor: | Diant., trans., 3 cil., 12V |
Cilindrada: | 999 cm³ |
Potência: | 82 cv a 6.250 rpm |
Torque: | 10,4 kgfm a 3.000 rpm |
Câmbio: | Manual, 5 marchas |
Suspensão (d/t): | McPherson/eixo de torção |
Peso vazio/cap. máx. de carga: | 1.056 kg/424 kg |
Diâmetro de giro: | 10,8 m |
Porta-malas: | 270 litros |
Peso rebocável (sem freio) | 400 kg |
Tanque de combustível: | 50 litros |
Pneus: | Bridgestone Turanza 195/55 R15 |
Dimensões (C/L/A): | 3,86 m/1,90 m/1,55 m |
Entre-eixos: | 2,46 m |
Quanto aos custos de manutenção, os preços das três primeiras revisões não sofreram alteração em relação ao antigo motor 1.0.