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Linha de produção do grupo Geely tem alto nível de automação e mais de 3.000 funcionários só em Ningbo

texto Marcos Camargo Jr.   fotos Zeekr e Marcos Camargo Jr.

As linhas de produção de automóveis estão definitivamente em uma nova era. Indo além das linhas automatizadas com soldagem, montagem e pintura feita por robôs, o controle e a conectividade da era 5G já estão presentes em muitas fábricas. A Zeekr é uma empresa do grupo Geely, que detém nada menos que 10 marcas de automóveis e conta com uma linha de produção na cidade de Ningbo, de forte vocação industrial com 12 milhões de habitantes. A revista O Mecânico, que é parceira da Revista Carro, visitou a fábrica para conhecer como são feitos os modelos da Zeekr que estreiam no Brasil ainda este ano.

A fábrica fica em um complexo industrial novo e tem apenas dois anos de atividades. No espaço feito em um complexo de edifícios estão desde a armação das carrocerias e soldagens ao processo de montagem, produção de motores e incorporação das baterias além do controle de qualidade.

A Revista esteve em um grupo de jornalistas brasileiros convidado para visitar a sede da Zeekr. Nesta fábrica em Xian são produzidos os modelos feitos a partir da plataforma SEA. Modelos da Link & Co, Zeekr, Polestar e Smart são feitos nesta fábrica enquanto a linha Volvo é feita na cidade de Zhangjiakou.

Chama a atenção a agilidade da produção, o silêncio da linha e a capacidade de fazer veículos de marcas diferentes na mesma linha. Desde a soldagem, passando pela união da carroceria com os motores elétricos e o conjunto de tração até o acabamento, tudo é feito com montagem automatizada.

Na parte final, visitamos a linha de montagem com acabamento feito por mão de obra humana. Chama a atenção que boa parte é composta por jovens, na faixa dos 25 anos de idade. Para compor o quadro de funcionários, a Geely, dona das marcas, recruta mão de obra em escolas técnicas e faz o treinamento antes da contratação. Os funcionários recebem benefícios como auxílio alimentação além de um salário inicial na faixa dos US$ 1.200, cerca de R$ 6.400, que é cerca de três vezes o salário mínimo nas grandes cidades chinesas.

Notamos que a alimentação de suprimentos em cada ponto da linha é feita por robôs autônomos. Toda a alimentação é feita por estes veículos que trafegam sozinhos pelas alamedas da fábrica na entrega de peças dentro do tempo previsto. A conexão entre as máquinas, a entrega de material e o controle de qualidade é feito com conexão do tipo 5G. No total há cerca de 3.000 pessoas trabalhando na fábrica. Cerca de 30% da energia consumida na fábrica vem de fonte fotovoltaica especialmente no verão onde a incidência solar é bem alta e garante parte do fornecimento de eletricidade.

Baterias

Também visitamos a linha de produção de baterias que fica em um edifício separado com controle de acesso, temperatura, iluiminação e vedação. Para entrar no espaço, os sapatos são vedados com um filme plástico e ficamos distantes da linha. Além do tratamento dos metais, a linha de baterias é cuidadosamente selada para evitar qualquer contaminação e máximo aproveitamento energético.

A Zeekr usa baterias de lítio ou de lítio ferro fosfato de alta densidade energética. Alguns carros em fase de desenvolvimento da marca prometem autonomia de até 800km com uma carga.

No total o grupo Geely tem 22 fábricas entre centros de produção de motores, baterias e linha de carros que empregam no total 12.000 pessoas na China. Em 2023 a Geely entregou 2,79 milhões de veículos e este ano ingressa no mercado brasileiro inicialmente com a Zeekr mas com planos de estabelecer outras marcas por aqui como já tem feito na Europa.

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