Honda NSX

 

A nova geração do Honda NSX foi flagrada em testes no autódromo de Nürburgring (Alemanha). Nas filmagens inseridas no canal TouriClips do youtube, o esportivo japonês aparece ainda camuflado realizando o traçado em alta velocidade.

Embora nenhuma informação oficial sobre o modelo ainda tenha sido divulgada, mídias internacionais especulam que a novidade será equipada com motor V6 biturbo, câmbio de dupla embreagem, e ainda contará com o auxílio de três motores elétricos e sistema de tração integral SH-AWD, fornecida pela Acura. Veja o modelo em ação:

 

Embora as primeiras informações sobre o NSX apontassem que o modelo utilizaria um motor V10, a especulação do motor V6 aproxima mais o modelo da sua versão original.

 

Sobre o NSX

O NSX foi lançado em 1990, e, segundo a Honda, ele foi o primeiro esportivo a ser produzido com carroceria totalmente em alumínio — e também contava com suspensão e motor feitos no metal leve. A obcessão pela leveza no esportivo visava não apenas a dirigibilidade, como também desempenho: o motor que lhe equipava no início de sua história era o C30A, um V6 aspirado de 280 cv a 7.300 rpm e 30 mkgf de torque a 5.400 rpm.

O rendimento do C30A era surpreendente para época em função de sua tecnologia embarcada: embora fosse aspirado, era equipado com coletor de geometria variável (para auxiliar na produção de torque em baixas rotações e potência em alta), sistema VTEC (comando de válvulas variável), injeção eletrônica multiponto, e ficava posicionado transversalmente na posição central-traseira — auxiliando no equilíbrio do veículo. Ele era capaz de atingir 8.000 rpm antes do corte de giro ocorrer. O câmbio era manual.

É importante citar que o modelo foi desenvolvido com o auxílio de ninguém menos que o Ayrton Senna. Veja uma de suas primeiras voltas registradas com o modelo, no Autódromo de Suzuka (Japão):
?

Em 1992 a Honda lançou a versão esportiva do NSX, o Type-R. Embora o C30A permanecesse inalterado, ele recebeu câmbio com diferencial 5% mais curto (para auxiliar em acelerações e retomadas), nova suspensão mais rígida (para diminuir a oscilação na carroceria), diversos reforços estruturais para manter a rigidez do modelo, além de pneus mais largos. O peso foi reduzido de 1.370 kg para 1.220 kg.

O NSX foi produzido no Japão até 2005, época que já estava equipado com o motor C30B — um 3.2 V6 aspirado de 290 cv e 31 mkgf de força.

Share This