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Há mais de quatro meses, CARRO ONLINE adiantou para você em primeira mão que a Nissan traria a opções de câmbio automático aos compactos March e Versa. Nesta segunda-feira (11), nós fomos até São Jose dos Pinhais (PR) convidados pela fabricante para conhecer o sedã equipado com a nova transmissão CVT, cujo lançamento, assim como o do hatch, está marcado para junho. 

De acordo com a Nissan, o câmbio continuamente variável que equipará os modelos a partir de junho foi escolhido por entregar exatamente aquilo que a marca busca para oferecer no segmento compacto: conforto e eficiência. Além disso, a fabricação nacional do Versa e March, no pólo industrial de Resende (RJ), também pesou para a opção do CVT. Em mercados onde os dois veículos são importados do México (como a Argentina), os consumidores têm à disposição uma caixa automática mais antiga, de quatro marchas.

Nissan Versa e March vão ganhar câmbio CVT em junho

Batizado de Xtronic CVT, a transmissão foi desenvolvida especialmente para os dois modelos, logo não se trata de um empréstimo da caixa dos sedãs maiores Sentra e Altima. O câmbio novo, exclusivo para o motor 1.6 de 111 cv, passou por uma série de aprimoramentos para se tornar mais inteligente e eficiente. Entre eles estão a ampliação da relação das marchas e as reduções de atrito interno, peso e tamanho, além da otimização da bomba de óleo, cuja dimensão ficou 30% menor. 

De acordo com a Nissan, o resultado destas melhorias é comprovado pelo programa de etiquetagem do Inmetro, que concedeu notas A de consumo de combustível tanto para o Versa quanto para o March.

Médias de consumo foram homologadas pelo Inmetro

TESTE RÁPIDO, SURPRESA BOA
Para avaliar o desempenho do câmbio na prática, o departamento de engenharia da Nissan disponibilizou uma unidade pré-serie do Versa (ou seja, não se tratava do carro finalizado, pois ainda faltavam ajustes quanto ao isolamento acústico e detalhes de acabamento, por exemplo). O percurso foi bem curto, cerca de 10 km nos entornos da fábrica da Renault no Paraná (lembrando que a marca francesa forma com a Nissan um conglomerado automotivo só, mas atuam de maneira independente). 

Unidade pré-série do Versa automático foi avaliada pelo CARRO ONLINE

A proposta era exclusivamente voltada às impressões do comportamento do câmbio Xtronic CVT que, no final das contas, conseguiu surpreender positivamente, mesmo numa avaliação tão limitada.

A primeira vantagem da nova transmissão em relação a outras similares disponíveis no mercado é a agilidade nas respostas às pressões do acelerador. Tão logo o pé direito pressiona o pedal, o Versa arranca com ímpeto, atribuindo mais prazer ao dirigir (costumeiramente, câmbios CVT convencionais podem produzir mais ruído do que movimento em saídas de semáforo). Obviamente que o motor 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm de torque contribui para impulsionar o sedã, já que se desempenho é conhecidamente elogiável.

Percurso do test-drive tinha cerca de 10 km

As rotações do motor, sob a regência da transmissão, também parecem mais estáveis e isso se deve à nova tecnologia Lock-up com Active Slip Control que, segundo Ricardo Abe, gerente de engenharia de produto da Nissan, evita oscilações no giro do bloco, preservando um desempenho mais atento às necessidades do condutor. De fato, o câmbio parece ser bastante inteligente, buscando a melhor faixa de rotação às mínimas alterações de pressão no acelerador.

Durante o trecho rodoviário a 110 km/h, o câmbio trabalha numa faixa entre 1.800 e 2.000 rpm ao tratar o pedal direito com parcimônia, apenas mantendo a velocidade constante, o que é uma vantagem para o conforto e eficiência durante a viagem. A caixa também dispõe da função coasting que desengata as engrenagens da transmissão quando o motorista não está acionando o acelerador (em aproximação de pedágios, por exemplo), o que, mais uma vez, demonstra preocupação com o consumo.

A manopla do Xtronic CVT ainda traz uma função “Overdrive” por um botão acoplado a ela, que, ao apertá-lo, muda o comportamento da transmissão para focar em esportividade, mantendo o motor mais “cheio”, ou seja, com giros altos para respostas mais ágeis.

Agilidade e inteligência do câmbio CVT surpreenderam

Como a avalição teve duração de menos de 15 minutos, qualquer veredicto sobre o desmpenho do Versa CVT (ainda mais se tratando de uma unidade pré-serie) seria impreciso. Mas, de qualquer maneira, o primeiro contato com a nova transmissão agradou por prever boas qualidades da caixa, especialmente quanto a sua agilidade e inteligência.

PREÇOS PERMANECEM SECRETOS
O teste completo e aprofundado do Versa e March CVT ficará somente para junho, mês em que a Nissan fará o lançamento oficial das versões automáticas dos compactos. Até lá, informações sobre preços e expectativas de vendas dos dois modelos permanecem guardados a sete chaves. 

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