Na China queda supera 30% preocupa pelos resultados negativos
Texto: Marcos Camargo
A Volkswagen lançou sua linha de elétricos IQ ainda durante a pandemia e após várias dificuldades parece ter encontrado o caminho para crescer. O grupo Volkswagen AG divulgou um balanço nesta semana que mostra que as vendas de carros híbridos cresceram 41% e a de elétricos 47% considerando o mercado europeu.
Ao somar as vendas das marcas Volkswagen, Audi, Porsche, Skoda, Seat e Cupra foram 465.500 elétricos vendidos entre janeiro e junho de 2021. Foram cerca de 130 mil unidades a mais que no mesmo período de 2024.
Hoje as vendas de carros híbridos como Tiguan, Golf e as vans de carga e passageiros ou minivans já representam 20% market share. Foram 192 mil unidades híbridas vendidas no mundo todo neste primeiro semestre.
Fora da Europa
Porém na China as vendas de elétricos caíram 34% em meio a redução de volumes dos modelos a combustão Nos Estados Unidos as vendas de elétricos cresceram mais: 89% porém os volumes ainda são considerados muito baixos.
Vendas totais
Ao todo a Volkswagen somou 4,4 milhões de veículos vendidos no mundo sendo que na Europa é líder com 1,69 milhão de unidades no semestre. Na China que é o segundo mercado foram 1,3 milhão de unidades enquanto na América do Sul foram 302 mil unidades.