A Fenauto (entidade que representa os revendedores de carros usados) divulgou nesta segunda-feira (11) os resultados de 2015. Com dados quase idênticos aos registrados em 2014, o mercado de seminovos e usados fechou o ano passado estável.
No acumulado do ano de 2015, o número de transações realizadas foi de 13.360.306, apenas 3.011 a mais do que o registrado no ano anterior.
Entre os carros usados, a categoria dos seminovos com até três anos de uso foi a que mais cresceu, 33,6%, entre 2014 e 2015 (totalizando 4.035.316 transações contra 3.019.558). Os veículos mais velhos, de 13 anos para cima, foram os que mais caíram, 12,2% (2.921.524 comercializações).
No ano, o modelo mais vendido no mercado de usados foi o Volkswagen Gol, que manteve sua coroa enquanto na categoria dos novos seu reinado já foi superado por Fiat Palio e, depois, Chevrolet Onix.
“Iniciamos o ano com um ritmo mais acentuado de crescimento, mas nos últimos meses o ritmo diminuiu. Ficamos satisfeitos por terminarmos 2015 com um resultado estável, já que outros segmentos da economia vêm enfrentando grandes dificuldades”, afirma Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto.