A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta segunda-feira (1) o desempenho do setor automotivo no Brasil em maio e no acumulado de 2015. Considerando todos os tipos de veículos (automóveis/SUVs, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, como carretinhas para transporte), houve retração de 2,7% em relação a abril.
Foram emplacadas 333.806 unidades em maio, ante 343.068 no mês anterior. Na comparação anual, como maio de 2014 registrou 440.109 unidades, houve queda de 24,15%. A retração geral no acumulado do ano foi de 18,2%. Nos primeiros cinco meses de 2015 foram emplacados 1.723.382 veículos, ante 2.106.920 no mesmo período do ano passado.
Em nota divulgada pela Fenabrave, o presidente da associação, Alarico Assumpção Jr., culpou os indicadores econômicos negativos por mais uma queda nas vendas. “Baixa atividade econômica, alta da inflação e das taxas de juros, além do alto índice de endividamento das famílias, tudo isso afetou mais uma vez os resultados do setor”, disse.
Várias montadoras anunciaram férias coletivas para seus funcionários a partir desta segunda, numa tentativa de reduzir os estoques que se formam com a baixa demanda (leia mais abaixo).
CARROS E SUVs
Este segmento (que inclui automóveis e utilitários esporte, mas não picapes) teve retração de 3,14%, com 204.978 unidades em maio, ante 211.625 em abril. Na comparação anual, a baixa é de 26,24% (maio de 2014 teve 277.886 emplacamentos). No acumulado do ano, caiu 20,02% (1.065.252 unidades de janeiro a maio de 2015, ante 1.331.950 em 2014).
As marcas com maior participação de mercado são, nesta ordem, Fiat, General Motors, Volkswagen, Ford e Hyundai — esta última começa a se consolidar com a quinta maior vendedora de carros no Brasil, posição que já foi da franbcesa Renault, hoje a sétima colocada, atrás da Toyota.
O carro mais vendido em maio, conforme CARRO ONLINE antecipou, foi o Fiat Palio, que desponta como provável bicampeão, repetindo o feito de 2014 — quando derrubou do trono o Volkswagen Gol, líder durante 27 anos.
Dois modelos estrearam no ranking da Fenabrave com excelente desempenho, considerando o atual momento do setor: o Honda HR-V ficou em 11º, com 4.997 emplacamentos, superando diversos carros compactos e muito mais baratos; e o Jeep Renegade apareceu em 24º lugar (com 2.492 vendas), a apenas 332 unidades de distância do rival Ford EcoSport, o 20º colocado.
REFLEXOS DA CRISE
Em São Bernardo do Campo (SP), a Mercedes-Benz dispensou até o dia 15 os cerca de 7 mil funcionários da unidade. Também no ABC, em São Caetano do Sul (SP), 5,5 mil funcionários da General Motors entram em férias de 11 a 28, mas a partir desta segunda já entram em lay-off — uma espécie de folga forçada, a ser compensada no futuro.
A fábrica da Scania, em São Bernardo, aproveitará o feriado de Corpus Christi para dar folga a todos os trabalhadores; desde maio, interrompeu a produção às segundas-feiras. Na Volkswagen, na mesma cidade, 220 trabalhadores entraram em lay-off nesta segunda. Férias coletivas paralisaram a produção de 4 a 14 de maio, e o programa de demissão voluntária teve 800 adesões.
A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informa que, de janeiro a abril, as montadoras cortaram 4,6 mil postos de trabalho, chegando a 139,6 mil empregados. Em relação a abril de 2014, a perda foi de 14,6 mil postos.



