ZF Superbanner - 13.08-13.11

Pneu TWI

Escolha deve respeitar tipo, medidas e características indicadas pela fabricante do veículo

 

Os pneus são essenciais para a segurança do veículo, influenciando na estabilidade, aderência ao piso e até no consumo de combustível. Por isso, é importante escolher os modelos adequados para o seu veículo. Para ajudar nessa tarefa, a Goodyear lista oito dicas para não errar na escolha:

1.  Substitua os pneus por outros da mesma medida recomendada pelo fabricante do veículo;

2.  No caso de pneus tipo câmara, é recomendável a troca da câmara e do protetor;

3.  Faça a substituição da válvula ao montar um pneu novo;

4.  Ao repor apenas dois pneus (no caso de veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo;

5.  Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade são compatíveis com o recomendado pela montadora ou com o tipo de serviço do veículo;

6.  Nunca monte pneus de dimensões ou construções diferentes em um mesmo veículo, exceto quando indicado pela montadora;

7.  Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) ou desenhos da banda diferentes, assim como pneus novos com usados no mesmo eixo do veículo;

8.  Não deixe de realizar o balanceamento e o alinhamento.

Vale destacar que os pneus não devem rodar se estiverem com profundidade de sulco inferior a 1,6mm, podendo gerar multa. Entre os riscos estão maior possibilidade de estouro do pneu, instabilidade em pistas molhadas e maior ocorrência de aquaplanagem, aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em curvas, e aumento da distância de frenagem.

Sendo assim, confira sempre a profundidade dos sulcos nos indicadores de desgaste, os chamados TWI, que aparecem de quatro a oito vezes em toda volta do pneu. Esse indicador é um ressalto de borracha na banda de rodagem que indicará o momento exato da troca dos pneus.

 

Leia mais

 

Aprenda como ler as informações na lateral do pneu

O que você precisa saber para cuidar dos pneus

Continental desenvolve pneu que calibra pressão com o carro em movimento

Share This