Nem todo mundo tem conhecimento suficiente sobre automóveis para não ser ludibriado por oportunistas de plantão. Muitos postos de combustível, oficinas e concessionárias aproveitam para empurrar produtos e consertos desnecessários. Para escapar dessas armadilhas, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo.

Dica número 1.

Sempre que for sugerida a troca de alguma peça ou componente, questione o motivo e solicite ao profissional responsável pelo serviço todas as explicações necessárias. Uma minuciosa análise visual dificulta a vida dos oportunistas de plantão.

Dica número 2.

 

 

 

 

 

 

Serviços como descarbonização e limpeza de bicos injetores – – um dos mais “empurrados” por oficinas – são oferecidos com frequência, mesmo sem necessidade. Se você usa gasolina aditivada e realiza todas as manutenções previstas no manual, descarte a oferta. Entretanto, eles só entopem com combustível ruim. Abastecer o tanque com combustível aditivado melhora o desempenho do motor e evita que a sujeira se acumule nos bicos.

Dica número 3.

Para verificar o nível real de óleo é necessário que o carro esteja em local plano e com o motor desligado por, ao menos, dez minutos. Fora desses padrões, o nível fica mais baixo e muitos frentistas se aproveitam dos mais incautos.

Dica número 4.

Sempre que for solicitada a troca de algum componente por tempo de vida, verifique o manual do proprietário.Sempre que for solicitada a troca de algum componente por tempo de vida, verifique o manual do proprietário.

 

 

 

Dica número 5.

A oferta dos mais variados aditivos, seja para óleo ou combustível, é muito comum em postos de combustível. Se você realiza as trocas de óleo no prazo correto e abastece sempre com gasolina aditivada, recuse.

Share This