Você já viu em CARRO ONLINE que carros seminovos e usados podem ser uma boa opção durante a crise, até porque o preço do zero-quilômetro não para de subir, mesmo com o baixo volume de vendas. Um sedã médio de uma marca generalista (Chevrolet, Toyota, Hyundai etc.) pode chegar facilmente aos R$ 110 mil. Se é assim, porque não avaliar a compra de opções pouco rodadas no segmento de luxo, que podem custar até menos do que isso?.
Claro, não se deve dar esse passo sem considerar os custos de manutenção e seguro desses modelos, geralmente mais elevados que os do segmento médio. Mas a economia na hora da compra deve compensar.
CARRO ONLINE pesquisou algumas opções no mercado. Veja:
AUDI
Da marca alemã, agora com fábrica no Brasil, há o hatch A3 ano-modelo 2013, 1.8 e automático, com preço na Tabela Fipe de R$ 79.635, mas que pode ser facilmente encontrado por R$ 75 mil e quilometragem inferior a 30 mil. Para quem prefere três-volumes, um A3 Sedan ano-modelo 2014 tem preço de tabela na casa dos R$ 90,3 mil, mas a reportagem encontrou ofertas por R$ 88,9 mil com apenas 27 mil km rodados. Motorização e equpamentos são semelhantes ao irmão hatch.
Mesmo carros maiores da Audi podem custar menos que um sedã médio “genérico”. O A4 2012-13 é tabelado a R$ 104 mil, mas uma procura cuidadosa pode achar unidades abaixo de R$ 90 mil, com cerca de 40 mil km. O motor é 2.0 turbo de 211 cv. Um degrau acima está o A5, que bate na trave do nosso limite de valor: R$ 109,9 mil no ano-modelo 2013 e meros 23,4 mil km rodados.
BMW
A marca bávara do trio premium alemão também tem boas opções até R$ 110 mil. O sedã Série 3 2012-13, com motor 2.0 turbo e câmbio automático (versão 320i), pode ser encontrado por R$ 92,9 mil e 43 mil km, com pacotão de equipamentos que inclui farol de xenônio. Já a primeira geração do crossover X1 (2011-12) com tração 4×2, motor 2.0 turbo e câmbio automático está no mercado por R$ 74,9 mil, com cerca de 33 mil km rodados.
MERCEDES-BENZ
É possível andar de Mercedes-Benz seminovo gastando cerca de R$ 76,9 mil se a escolha recair sobre um C 180 2013, com cerca de 39 mil km, motor 1.8 e câmbio automático, além de um pacote de equipamentos muito superior ao dos sedãs tradicionais.
VOLVO
Nem sempre lembrada como marca premium (o que é uma injustiça), a sueca Volvo tem boas opções em três segmentos: hatch, sedã e SUV. Um modernoso V40 2013 automático e com motor 2.0 turbo é oferecido em sites de compra e venda de carros na faixa dos R$ 83,1 mil, com apenas 29 mil km rodados.
CARRO ONLINE também achou unidades do S60 2013 já blindadas, também com motor 2.0 turbo e câmbio automático, por cerca de R$ 95 mil e quilometragem perto de 24 mil. Neste caso é importante que um especialista avalie a qualidade da blindagem. Por fim, o SUV XC60 2012 com menos de 25 mil km pode custar R$ 79.990.