Há pouco mais de uma década, o conforto de um carro com ar-condicionado era, quase sempre, restrito a veículos luxuosos. Porém, nos últimos anos o cenário se transformou, impulsionado por diversos fatores. O aumento da renda da população e a chegada de marcas estrangeiras — que oferecem o equipamento já de série a um preço competitivo — modificaram o padrão de exigência dos consumidores. A isso, soma-se a crescente violência, que deu um novo papel ao acessório, o da segurança.

Além de remover cheiros e mais de 90% das bactérias, retira partículas poluentes

De acordo com estimativas de fornecedores, entre 70% e 80% dos carros que saem da fábrica já contam com esse equipamento. ‘”Foi uma mudança significativa, pois há quinze anos o percentual era apenas de 30% a 40%”, comenta Amaury Oliveira, diretor de engenharia e marketing da Delphi Soluções em Produtos e Serviços, empresa que fabrica mais de 1,5 milhão de compressores de ar-condicionado por ano. “Agora, a demanda por esse acessório movimenta tanto o mercado de componentes originais, quanto o de peças e o de serviços de reparo”, acrescenta Estevam Barna, gerente de Marketing de Produto da Magneti Marelli/Cofap Autopeças, que atua na venda de peças de reposição e máquinas para oficinas reparadoras.

Jaime de Mattos, instrutor técnico da Denso Brasil na unidade de Santa Bárbara do Oeste, SP, fabricante de autopeças e componentes automotivos, também lembra que é muito mais vantajoso adquirir o carro já com esse item do que fazer a instalação posterior. “Conforme o modelo, o valor pode dobrar ou triplicar”.

Hoje, os aparelhos de ar-condicionado são bem mais eficientes e econômicos

Os sistemas de ar-condicionado também ampliaram as zonas de conforto. A opção mais simples é a manual/analógica, na qual o usuário escolhe a escala de temperatura por meio dos botões giratórios. O mercado ainda dispõe de versões mais sofisticadas, como a automática, na qual o motorista escolhe sua temperatura ideal e o sistema a mantém sem necessidade de ajustes.

A análise da eficiência dos sistemas de refrigeração é feita por meio de imagens térmicas

A partir da categoria média, os carros costumam ser equipados com modelos Dual Zone — em que é possível ajustar a temperatura para atender o gosto de motorista e passageiro — e outros ainda mais sofisticados, presentes em modelos luxuosos, que regulam a temperatura não só na parte frontal, mas também na traseira do veículo.

Melhor desempenho

A popularização do ar-condicionado também chegou com sucesso aos veículos de todas as categorias, incluindo aqueles com motores menores. Os sistemas de refrigeração também evoluíram, diminuindo as perdas de potência e o gasto de combustível. Tais situações, somadas ao preço, antes desestimulavam o consumidor e criavam uma série de mitos. Há 15 anos, por exemplo, calculava-se que havia uma perda de potência do motor com a utilização do ar entre 10 cv e 15 cv e um aumento no consumo de combustível entre 15% e 20%. “Hoje, o ar-condicionado absorve entre 5 cv e 6 cv e reduz de 7% a 8% o consumo de combustível”, esclarece Eliel Marcelino, engenheiro de aplicação para sistemas de climatização da Visteon.

A tendência aponta não só para números ainda mais atraentes, mas também para uma maior variedade de melhorias nos equipamentos. Hoje, o sistema como um todo é desenvolvido para minimizar tais perdas — que dependem da potência, do tamanho do veículo, da ocupação e da cabine, entre outros fatores. “O mercado conta com compressores mais ‘inteligentes’ que atuam conforme situações específicas sem a necessidade de fazer uso de sua potência máxima”, completa Oliveira, da Delphi. E, em veículos com motores mais potentes, “se há perda, ela é insignificante”, acrescenta Mattos, da Denso.

Marcos Campos, gerente de desenvolvimento de produtos de climatização da Visteon, também explica que as demandas dos mercados americano e europeu para atender à política de redução de emissões vêm impulsionando as novidades que incluem o desenvolvimento de sistemas para os veículos híbridos e elétricos e muitos aprimoramentos, nem sempre visíveis, mas perceptíveis para quem dirige.

Dinâmica do sistema de ar-condicionado

A empresa, por exemplo, desenvolveu os conectores MSF (Metal Seal Fittings), componente que impede o escape do gás refrigerante pelos dutos do sistema, evitando a perda de eficiência na refrigeração e a eliminação do gás na atmosfera, o que contribui para o efeito estufa. “Além da questão ambiental, eles ampliam a vida útil do ar-condicionado, fazendo com que a manutenção ocorra em um intervalo de tempo maior que em sistemas convencionais”, explica Marcos Campos. O componente faz parte de diversos veículos na Europa, na Ásia e nas Américas do Norte e do Sul. No mercado nacional, está presente na nova geração do Ford EcoSport.

Gás na medida

Se o ar não refrigera, uma das causas pode ser o vazamento do gás refrigerante, por desgaste dos materiais. Após uma avaliação, tanto a recarga, quanto a troca ou a limpeza (para remover a umidade) só devem ser realizadas em oficinas especializadas.

Fora isso, não existe necessidade de troca periódica do gás. “Se houver, devem ser seguidas à risca o tipo e as quantidades de gás especificadas no manual do proprietário, de acordo com as capacidades volumétricas do sistema”, recomenda Mattos, da Denso. Até 1995, o gás utilizado era o R12, que causava danos à camada de ozônio. Atualmente, os sistemas operam com o R134a, que não contém cloro na composição e, portanto, é menos agressivo ao ambiente.

Na hora da manutenção, são necessários equipamentos específicos para identificar e sanar problemas

Limpeza obrigatória

A recomendação das fabricantes de automóveis quanto à manutenção do sistema de ar-condicionado — especialmente a higienização e a troca do filtro — depende do veículo, não só para garantir a eficiência do equipamento, mas também para minimizar os riscos de doenças respiratórias relacionadas à exposição de microrganismos que podem se alojar nos componentes do aparelho. “Mais do que isso, o tipo de utilização do veículo e sua exposição a condições adversas, como em estradas com muita poeira, terra ou ruas poluídas, exigem cuidados extras em períodos inferiores ao recomendado”, explica Barna, da Magnetti Marelli.

Nestes casos, não basta apenas trocar o filtro: a higienização deve incluir a limpeza de todos os componentes, dutos e serpentinas, incluindo o filtro de cabine — se ele existir. Embora não haja uma regra, a maioria dos modelos é equipada com este tipo de filtro (ainda conhecido como antipólen), porém alguns projetos não contam com este dispositivo que ajuda a reter odores e poeiras provenientes do exterior. Em resumo: existem carros sem ar-condicionado com filtro de cabine e modelos com ar-condicionado que não o possuem.

O filtro de cabine é um item imprescindível para manter a qualidade do ar no interior do veículo

Se o sistema não atingir a temperatura desejada, exalar algum tipo de odor proveniente de umidade ou de fungos, ou apresentar diminuição do fluxo de ar, ruídos e barulhos, é sinal de que é hora da limpeza ou da manutenção. “Primeiramente, é preciso fazer a avaliação em uma oficina especializada”, observa Amaury Oliveira, da Delphi. “A higienização completa demora horas e consiste em desmontar, lavar e recolocar os componentes, só podendo ser feita em locais especializados. A limpeza química ajuda, mas não resolve o problema”.

Cuidados a tomar

1- O carro ficou muito tempo exposto ao sol? 
Primeiro abra os vidros para expulsar o ar quente e renovar o ambiente. Acione o recirculador, feche os vidros e ligue o ar-condicionado até atingir a temperatura desejada. O ritual pode parecer bobagem, mas evita a demora na refrigeração e garante mais eficiência ao sistema.

2- Em carros em que o ar-condicionado não possui o controle automático, faça a reciclagem manual do ar a cada 15 minutos ou 20 minutos de uso para evitar a saturação do ambiente.

3- Ligue o ar-condicionado em épocas mais frias pelo menos uma vez por semana (não só para garantir uma temperatura mais agradável na cabine ou desembaçar os vidros): o procedimento ajuda a lubrificar o sistema e a proteger as conexões do ressecamento.

4- Desligue o equipamento pouco tempo antes de desativar o motor e acione a ventilação ao máximo para evitar choques térmicos e evaporar toda a umidade das peças, ajudando a diminuir a proliferação de microrganismos.

5- Não dê partida no motor ou acelere demais com o ar-condicionado ligado para não sobrecarregar o sistema.

Cuidados a tomar

Roadmap Menang di Mahjong Wins Optimasi Scatter Hitam Era Baru Gates of Olympus Memimpin Saat Mahjong Ways Kehilangan Taji Olympus Menguat Mahjong Ways Melemah Pengali Petir Ikut Menyusut Petanitoto Tegaskan Standar Fair Play dengan Koleksi Hits Pragmatic Play 2025 Keamanan Nomor Satu Petanitoto Sajikan Pengalaman Bermain Bebas Kecurangan Mahjong Ways Meledak Ini Pola yang Sedang Disorot di PetaniToto Panas Percikan Las Panas Pula Berkah Kisah Rezeki Melimpah Hat Trick Hot Streak Data petanitoto soroti striker lokal yang sedang on fire Transport Publik vs Konsumsi BBM Siasat Hemat Petanitoto Tawarkan Event Online Tanpa Ongkos Jalan Fluktuasi harga pangan Tanjung Balai berbarengan dengan viralnya Sweet Bonanza Rp 156 juta Perbaikan Jalan Nasional Berlangsung PETANITOTO hadirkan sesi Starlight Princess untuk hiburan singgah sopir KRL perpanjang jam operasional PETANITOTO tawarkan checklist strategi Gates of Olympus Petanitoto Mengirim Wild Bandito Liburan ke Olympus Cari Scatter Hitam Mahjong Wins Mengaku Lelah Lalu Titip Scatter ke Ketua RT Black Scatter Tersesat di Kampung Bandito Lalu Didaftarin Petanitoto Gates of Olympus Jadwal Senam Pagi Bareng Kakek Zeus Petanitoto Wild Bandito Menyamar Jadi Ular Tangga di Lobi Mahjong Ways Petanitoto Zeus Ngutang Koin ke Bandito Demi Spin Malam Petanitoto Mahjong Wins Black Scatter Mengajar Matematika Petani Tebu Bandito Main Angklung di Gerbang Olympus Sambil Nunggu Drop Scatter Mahjong Ways Mengadakan Rapat Dadakan di Atas Awan Olympus Zeus Jadi Wasit Lomba Lari Kelinci Versus Bandito di Petanitoto Petanitoto menanam bibit Scatter di kebun Mahjong Ways panen Rp 600 juta Zeus buka jasa laundry multiplier sehari jadi tarif Rp 180 juta Wild Bandito buka warung kopi di reel tiga omzet Rp 230 juta Petanitoto sewa satpam khusus buat jaga simbol nakal gaji Rp 150 juta Petanitoto lelang kursi dewa petir edisi kolektor Rp 700 juta Petanitoto Gelar Sidang Dewan Scatter Zeus vs Bandito di Aula Olympus Kereta Listrik Olympus Mogok Bandito Dorong Reel Sambil Nyanyi Dangdut Black Scatter Ketiduran di Puncak Gunung Chip Dibangunkan Petir x500 Festival Layangan Mahjong Ways Tile Hijau Terbang Dikejar Kakek Zeus Wild Bandito Buka Kursus Etika Spin Mentor Tamu Zeus Berkumis Neon Petanitoto Resmikan Taman Nasional Scatter Wajib Helm Multiplier di Area Reel Rapat RT Reel Lima Mahjong Wins Ajukan Hujan Koin Tanpa Anggaran Bandito Naik Ojek Awan ke Gerbang Olympus Bayar Pakai Free Spins Zeus Buka Klinik Patah Hati Akibat Dead Spin Resepnya Teh Jahe NonTurbo Stasiun Luar Angkasa Petanitoto Luncurkan Satelit Pencari Pola Project Telinga Scatter Cerita Obraltoto buka musim bonus di Gates of Olympus dan Mahjong Ways Obraltoto hadirkan malam scatter manis Sweet Bonanza dan Lucky Neko Double event Obraltoto Starlight Princess bertemu Fortune Tiger Roadshow Obraltoto berburu multiplier di Sugar Rush dan Treasures of Aztec Jadwal turnamen Obraltoto Big Bass Bonanza dan Wild Bandito Laporan khusus Obraltoto pola panas Mahjong Ways edisi akhir pekan Program loyalti Obraltoto tiket gratis menuju free spins Gates of Olympus Tips Obraltoto manajemen modal saat kejar scatter di Lucky Neko dan Sugar Rush Cerita pemain Obraltoto tembus x500 di Starlight Princess dan Mahjong Ways Update fitur Obraltoto checkout cepat untuk rangkaian event Pragmatic Play
Share This