Ele foi uma das estrelas da última edição do Salão de Frankfurt e é um dos lançamentos mais aguardados do próximo ano. Ciente disso, a Mercedes-Benz começou a aceitar as primeiras encomendas do veículo no mercado europeu, embora o início das vendas só vá ocorrer no segundo trimestre do ano. Para conferir como a novidade se comporta, fomos até a Espanha conhecê-lo de perto.
E como era de se esperar, a unidade utilizada foi a configuração mais sofisticada, e a suspensão, além de contar com 40 mm adicionais, também foi ajustada para ser ligeiramente mais dura que a da versão básica. Aliás, vale lembrar que o Mercedes GLA estará disponível em três versões de acabamento (Style, Urban e AMG Line). Opcionalmente, o modelo poderá receber uma suspensão voltada para o uso no fora-de-estrada ou uma mais dinâmica, desenvolvida pela AMG.
Por falar nisso, ninguém mais se surpreenderá com a chegada de uma configuração GLA 45 AMG, com motor de 360 cv, embora ainda não se saiba ao certo quando esse modelo estará à venda. Mas é certo que, na ocasião de seu lançamento, o menor SUV da Mercedes poderá ser adquirido com quatro opções de motores — dois a gasolina e dois a diesel. A família começará com o GLA 200 (motor 1.6 a gasolina de 156 cv), que custará a partir de 29 304 euros.
A primeira opção a diesel será a GLA 200 CDI, por 32 130 euros e 136 cv, e a segunda será a 220 CDI, que contará com 170 cv e custará cerca de 39 000 euros. A versão topo de linha será a GLA 250, com 211 cv, que partirá de 37 497 euros.
Todos os modelos possuirão tração dianteira, mas o cliente poderá optar pela tração integral 4Matic, que somente trabalhará acoplada ao câmbio DCT de dupla embreagem e 7 marchas, enquanto as demais versões contarão com caixa manual de 6 marchas de série.
De acordo com Axel Andorff, engenheiro responsável pelo projeto do GLA, a intenção é proporcionar o máximo em termos de flexibilidade ao cliente na hora de escolher o seu veículo. Assim, quase todas as combinações são possíveis. Tração integral ou dianteira, suspensão convencional, off-road ou dinâmica, câmbio manual ou robotizado de dupla embreagem e diversos outros equipamentos. Até o término da nossa avaliação, os técnicos da Mercedes só não haviam definido se a suspensão off-road também seria disponibilizada para os modelos com tração dianteira.
Se não pudemos conduzir todas as versões, tivemos a oportunidade de, ao menos, conhecer o GLA 200 CDI com câmbio manual, mas apenas como passageiros. E o que mais chamou a atenção foi o espaço apenas razoável no banco traseiro, apesar de os passageiros viajarem com muito mais conforto atrás de um SUV que de um CLA. Afinal, a área disponível para a cabeça é bem maior. O problema está na acomodação para as pernas. Vale lembrar que toda a família A conta com o mesmo entre-eixos: 2,70 m.
Já o espaço para a bagagem é apenas razoável, pois o porta-malas acomoda 421 litros. Mesmo assim, é maior que o do sedã, que possui apenas 341 litros de capacidade. Para quem necessita de espaço, será recomendável abrir mão do belo teto solar com acionamento elétrico, que reduz o espaço para a cabeça de quem viaja atrás, assim como dos bancos traseiros com apoio de cabeça integrados, já que estes não permitem bascular totalmente os encostos para aproveitar melhor o porta-malas.
De volta à nossa avaliação, trafegamos por outra pista com asfalto ruim, mas não se ouve nenhum rangido ou vibração estranha a bordo. Axel Andorff se mostrou satisfeito, pois estamos em uma versão sem o kit off-road. Voltamos, então, ao GLA 250, o topo de linha, para uma rápida incursão por trechos de terra, mas novamente sem kit off-road. Um interruptor no console permite selecionar os níveis do controle de estabilidade e de tração. Além disso, o utilitário compacto dispõe de um prático controle eletrônico de descida de rampa e um sistema que informa os ângulos de inclinação (longitudinal e transversal) da carroceria no monitor central.
Depois de uma tarde inteira de testes e entrevistas, a avaliação chegou ao fim, infelizmente. Foi uma excelente oportunidade de conhecer melhor o tão aguardado SUV compacto da Mercedes-Benz que será fabricado também no Brasil, mas, mesmo assim, ainda há muito para ser explorado. Pelo jeito, teremos de esperar um pouco mais, até segundo trimestre deste ano, para ele chegar ainda como importado ao país. Mas, pelo que já pudemos conferir, é bom a concorrência se preparar.
Três opções de suspensão
Pelo menos na Europa, o comprador do Mercedes-Benz GLA poderá escolher entre a suspensão original ou a configuração off-road, que é 40 mm mais elevada (à direita). haverá ainda uma versão com suspensão dinâmica, desenvolvida pela amg, o braço esportivo da mercedes. o sistema de tração integral 4matic será disponibilizado para todos os modelos, de acordo com a fabricante.
Mercedes-Benz GLA 250 4Matic
Motor 4 cilindros em linha, turbo e intercooler, dianteiro, transversal, gasolina; Cilindrada 1.991 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência 211 cv a 5.500 rpm; Torque 35,7 mkgf a 1.200 rpm; Câmbio robotizado, dupla embreagem, 7 marchas; Tração integral; Rodas liga leve, aro 17”; Comprimento 4,42 m; Largura 1,80 m; Altura 1,49 m; Entre-eixos 2,70 m; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira multibraço; Porta-malas 421 l; Peso 1.505 kg