Texto: Marcos Camargo Jr.

O lançamento do Toyota Yaris Cross no Brasil foi adiado, mas as principais informações sobre o novo SUV compacto da marca já são conhecidas. O modelo começou a ser produzido na fábrica de Sorocaba (SP), com motores fabricados em Porto Feliz, mas o cronograma foi suspenso após o desabamento parcial da planta de motores causado por um temporal.

Internamente identificado como projeto AC200, o Yaris Cross será o primeiro veículo nacional construído sobre a plataforma DNGA, derivação regional da base global da Toyota usada em modelos como o Raize e o Vios em outros mercados.

Motorização híbrida flex

O novo SUV será oferecido com duas opções de motorização. A versão a combustão trará o motor 1.5 flex aspirado de quatro cilindros e 16 válvulas com duplo comando variável, entregando 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol, além de torque entre 14,3 e 14,9 kgfm. O câmbio será automático CVT, que simula sete marchas. É o mesmo conjunto usado no Yaris hatch e sedã, e também presente em versões do Etios.

A opção híbrida flex utilizará um motor 1.5 de ciclo Atkinson combinado a um propulsor elétrico, com transmissão e-CVT e potência total próxima de 113 cv. As baterias são de íons de lítio compactas, e o tanque tem capacidade para 36 litros na versão híbrida e 42 litros nas versões convencionais.

Dimensões e posicionamento

Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,62 m, o Yaris Cross ficará posicionado entre o Yaris hatch e o Corolla Cross. O peso deve girar em torno de 1.150 kg, aproximando o modelo dos SUVs compactos de entrada.

O foco comercial será o segmento de SUVs abaixo do Corolla Cross, onde atuam Fiat Pulse, Nissan Kicks e Honda WR-V. Nenhum desses concorrentes, porém, conta atualmente com versão híbrida completa — apenas sistemas híbridos leves.

Consumo já revelado

De acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Yaris Cross híbrido apresentará médias de até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, o consumo urbano fica próximo de 15,3 km/l.

A versão 1.5 flex entrega 12,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, ou 8,8 km/l e 10,2 km/l com etanol. A autonomia da configuração híbrida pode superar 640 km com um tanque.

Equipamentos e segurança

Entre os equipamentos previstos estão central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, painel digital, seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, além de controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus.

As versões mais completas devem incorporar o pacote Toyota Safety Sense, que inclui frenagem autônoma de emergência, alerta de permanência em faixa e faróis full LED. Há ainda a expectativa de teto solar panorâmico e acabamento interno de padrão superior.

Preços estimados

O Yaris Cross será posicionado entre R$ 130 mil e R$ 185 mil, dependendo da versão e do nível de equipamentos. A produção, antes prevista para outubro de 2025, foi adiada por ajustes na linha de motores de Porto Feliz. O início das vendas deve ocorrer no fim de 2025 ou no primeiro trimestre de 2026.

Com o novo SUV, a Toyota amplia sua presença no segmento de compactos e reforça a estratégia de eletrificação gradual no Brasil, que já inclui Corolla e Corolla Cross híbridos, além da Hilux Hybrid, prevista para estrear nos próximos meses.

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