Linha 2022 do compacto nacional seguirá as mudanças do modelo reestilizado apresentado nas Filipinas
A Toyota apresentou, nas Filipinas, a reestilização do Yaris Sedã. Conhecido por lá como Vios, o modelo traz mudanças concentradas na dianteira. As novidades deverão ser adotadas pelo Yaris nacional em 2021, já como linha 2022.
Principal mudança é a adoção de novos faróis com iluminação full LED e luz de rodagem diurna integrada. No novo para-choque, a grade inferior agora se conecta à principal e tem maior largura na base, com acabamento em preto brilhante e frisos horizontais.
Os faróis de neblina, que também passam a LED, têm nichos com desenho ligeiramente modificado. Na lateral, o Yaris reestilizado traz novas rodas de liga leve de 16 polegadas (15” no brasileiro). A traseira não recebeu nenhuma modificação.
Na cabine e na mecânica, nenhuma alteração. O Yaris asiático traz os mesmos motores 1.3 e 1.5 do modelo brasileiro (com exceção do sistema flex) e opções de câmbios manual de cinco marchas e automático do tipo CVT. Por lá, o 1.3 gera 99 cv e 12,5 kgfm; no 1.5, são 107 cv e 14,3 kgfm.
Ao contrário do modelo produzido em Sorocaba (SP), o Yaris filipino traz freios a disco também na traseira. Nas Filipinas, o Vios é o carro de passeio mais vendido do país. Em três gerações, mais de 320 mil unidades do modelo foram emplacadas.
Fotos: Divulgação