Com um total de 44 modelos somando as marcas Toyota e Lexus, empresa possui 74% de todo o mercado híbrido desde 2013
A Toyota, que conta em seu portfólio com 44 modelos híbridos incluindo as marcas Toyota e Lexus, destaca que superou a marca de 15 milhões de veículos híbridos (HEVs) vendidos em todo o mundo, desde o lançamento do Prius em 1997.
Atualmente, a fabricante conta com a plataforma global TNGA, adotada nesses modelos, além do sistema híbrido de quarta geração. Porém, para a aToyota, é necessária uma estratégia de diversificação de trens de força, com um futuro em que as diferentes tecnologias eletrificadas, incluindo veículos híbridos e plug-ins (PHEV), movidos a célula de combustível (FCEV) e bateria elétrica (BEV), fazem parte.
“Obviamente, precisamos trabalhar duro para melhorar o desempenho da bateria e reduzir os custos (de BEVs), o que estamos fazendo. Mas devemos ter um plano até superar os obstáculos relacionados aos BEVs e FCEVs. Enquanto isso, podemos contribuir nosso trabalho com os HEVs”, afirma Shigeki Terashi, diretor da Toyota Motor Corporation.
Híbridos no Brasil
O mercado brasileiro viu a chegada dos híbridos em 2013, com o Prius, que teve 323 unidades comercializadas naquele ano. Seis anos depois, chegou ao patamar de 14 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no Brasil, sendo o Prius responsável por 6.836 unidades dentro deste período, ou 46% do total.
Expandindo esse portfólio, em 2019, chegaram RAV4 e Corolla híbrido flex, que fecharam com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca, com 3.161 e 3.635, respectivamente. Completam a gama os veículos da Lexus, divisão de luxo da Toyota, com NX 300h, UX 250h, CT 200h e ES 300h, somando quase 2.000 unidades híbridas vendidas nesta década. Juntas, Toyota e Lexus representam 74% de todo o mercado híbrido desde 2013, com 16.916 veículos.



