Toyota GR Supra autônomo drift

Estudo com o esportivo de tração traseira promete tornar mais seguras as manobras de desvio de obstáculos em estradas; veja vídeo

 

Testes de condução autônoma com automóveis em circuitos fechados não são exatamente uma novidade. Já a realização de manobras de drift feitas unicamente por computadores era algo inédito até hoje. A Toyota, então, transformou isso em realidade com a criação de um GR Supra autônomo desenvolvido para a realização de manobras de drift via software.

Apesar do caráter emocional por trás de uma manobra de drift, o principal objetivo deste estudo com o GR Supra autônomo capitaneado pelo Toyota Research Institute (Instituto de Pesquisa Toyota) é o aprimoramento da segurança dos sistemas de condução autônoma e semiautônoma nos carros de produção regular.

Na prática, o domínio do computador sobre o desempenho extremo do carro poderia evitar acidentes, segundo a Toyota. Um dos exemplos citados pela marca seria o desvio rápido de obstáculos em pistas com fina e quase invisível camada de gelo, que é considerada uma manobra de alto grau de dificuldade, seja do aspecto humano (se realizada por um motorista) ou computacional (via software).

“Quando encaram estradas molhadas ou escorregadias, os motoristas profissionais podem optar por desviar o carro em uma curva, mas a maioria de nós não é um motorista profissional. É por isso que estamos programando veículos que podem identificar obstáculos e contorná-los de forma autônoma”, explica o pesquisador do Instituto de Pesquisa Toyota, Jonathan Goh.

O desenvolvimento da tecnologia de drift autônomo teve início em janeiro de 2021 e foi realizado em conjunto com profissionais da Universidade de Stanford, na Califórnia. O primeiro teste prático foi realizado este mês, no autódromo Thunderhill Raceway Park, em Willows, na Califórnia. Ao todo, o traçado original do circuito possui 8 km de extensão. No teste do Toyota GR Supra autônomo, foram utilizados 3,2 km de pista.

Para o experimento, o Toyota GR Supra foi completamente modificado com base na condução autônoma, o que incluiu direção controlada por computador, novo acelerador, transmissão sequencial e controle individual dos freios. O cupê esportivo  também recebeu acerto específico de suspensão, motor, chassi e sistemas de segurança, todos inspirados em conceitos utilizados na competição Fórmula Drift. 

Veja abaixo as manobras de drift do GR Supra autônomo:

Fotos: Divulgação/Toyota

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