A versão 2023 do Toyota RAV4 começou a ser vendida nas concessionárias da marca por todo o Brasil por R$ 322.890, segundo a marca. A nova versão do SUV híbrido traz como destaque novos itens de segurança como o assistente de permanência de faixa (LTA), além da nova multimídia com tela de oito polegadas e monitor de visão 360º.
Disponível em versão única, a SX Connect Hybrid carrega um motor 2.5l à combustão e outros três motores elétricos que, combinados, geram uma potência máxima de 222 cv. Confira a seguir os principais detalhes do lançamento da montadora japonesa.
Motorização, e conectividade design do Toyota RAV4 2023
O motor a diesel é o 2.5l DOHC, quatro cilindros, 16v com 178 cv a 5.700 rpm e torque máximo de 22,5 a 3.600 rpm. Já os motores elétricos são os THS II, sendo dois dianteiros com 59,5 cv cada, e um traseiro com 54 cv. O torque máximo é de 20,6 kgfm.
A transmissão é a Hybrid Transaxle e o veículo conta com quatro modos de condução (Normal, Eco, EV e Sport), que segundo a Toyota, podem se adaptar a diferentes modos de condução e terrenos.
O RAV4 recebeu um acabamento nas cores black piano e prata, além de detalhes cromados. No interior, os bancos são revestidos com couro e possuem detalhes com material sintético premium. O volante e a manopla do câmbio também possuem cobertura em couro e detalhes prateados.
A nova central multimídia chega com tela de alta resolução com oito polegadas, entrada USB e conexão para smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay. O monitor de visão 360º (Panoramic View Monitor – PVM) oferece ao motorista um suporte na identificação de movimentos ao redor do veículo.
O SUV conta também com ar-condicionado digital dual zone, abertura e fechamento do porta-malas com acionamento por chave ou através do sensor de movimento localizado debaixo do para-choque traseiro e no console central há um carregador de celular por indução.
Novos itens de segurança
A linha 2023 recebeu novos itens de segurança como o assistente de permanência de faixa (LTA), que é capaz de observar as marcações da estrada e efetuar ajustes para auxiliar o condutor a manter sua posição dentro da faixa. O veículo conta ainda com alerta de tráfego traseiro (RCTA) e alerta para utilização dos cintos de segurança traseiro.
Também fazem parte da lista o Toyota Safety Sense (TSS), sistema de pré-colisão frontal (PCS), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de alerta de mudança de faixa com condução Assistida (LDA) e o farol alto automático (AHB).
Texto: Daniel Palermo