A Toyota deve ser a próxima montadora global a lançar um crossover de SUV e cupê. O novo modelo deve se basear no arrojado conceito CH-R, apresentado no Salão de Paris de 2014.
O pioneiro do estilo é o BMW X6, surgido em 2007. Modelos como Range Rover Evoque e Mercedes-Benz GLE seguiram a tendência, que divide opiniões da crítica e dos fãs das marcas.
Leia também
BMW X4 imita o X6 e agrada
O novo carro da Toyota deve ser construído sobre a plataforma global que, até 2020, será usada em cerca de metade de toda a produção da marca. A estrutura será usada na próxima geração do híbrido Prius.
O novo carro da Toyota será posicionado acima do RAV4, que já tem visual dianteiro muito parecido com o do CH-R. No Brasil, ficaria abaixo do SW4. A expectativa é que sua proposta seja de unir tecnologia, estilo e esportividade, sem apostar tanto no transporte familiar e/ou no “luxo”.
Vale notar que o conceito CH-R foi apresentado em Paris com carroceria duas portas. Por mais ousadia que se espere de um SUV “acupezado”, seria exagero criar essa dificuldade para seus usuários. O novo Toyota deverá ser bem mais convencional que seu ensaio.