2023 Corolla Sedan

Apesar de serem apenas leves retoques visuais, o Corolla reestilizado recebeu atualização no sistema híbrido, com maior potência nos motores 1.8 e 2.0

 

A Toyota revelou o Corolla reestilizado, que chegará às lojas no mercado europeu no primeiro quadrimestre de 2023. Por lá, o modelo é oferecido nas carrocerias hatch, sedã e touring, além da esportiva GR Sport que será lançada no segundo semestre do ano que vem. Já no Brasil, o Corolla é comercializado como modelo 2023 desde janeiro, quando recebeu mais equipamentos. O sedã renovado só deve ser oferecido aqui a partir do segundo semestre de 2023, já como modelo 2024, fruto do investimento de R$ 50 milhões que a empresa fará na fábrica de Indaiatuba.

2023 Corolla Sedan

Visualmente ele mudou pouco, é verdade. Em sua 12ª geração, o Corolla manteve a grade e os faróis inalterados, mudando só a parte inferior que substituiu as barras horizontais pelo desenho estilo colmeia. Também são novas as rodas.

2023 Corolla Sedan

Já no interior, o Corolla ganha novas tecnologias, como a central multimídia com tela de 10,5″ antirreflexo e o quadro de instrumentos de 12,3” com quatro modos de visualização (Casual, Smart, Sport and Tough). Eles não deverão ser itens de série em todas as configurações.

2023 Corolla Sedan

O pacote de assistentes Toyota Safety Sense ganha agora o nome de Toyota T-Mate, adicionando mais funcionalidades de assistência à condução e de estacionamento. Essas melhorias incluem supressão de acelerador, que reage quando o acelerador é acionado repentinamente em baixas velocidades; suporte para evitar colisões em cruzamentos; assistente de emergência para o volante que reage e faz uma manobra ao detectar veículos se aproximando; suporte contra colisão lateral; redutor de velocidade em curvas; alerta ao abrir a porta caso um veículo ou ciclista esteja de aproximando por trás; e alerta de esquecimento para o banco traseiro.

No conjunto mecânico, a Toyota anuncia a quinta geração do sistema híbrido, com opções 1.8 e 2.0 para a Europa, sendo que ambas receberam baterias mais potentes ao mesmo tempo em que estão menores e mais leves. Segundo a marca, a redução de peso chega a 18 kg, dependendo do conjunto de powertrain.

No 1.8, houve uma redução de 1,7 segundo na aceleração de 0 a 100 km/h, oferecendo agora essa aceleração em 9,2 segundos. A potência subiu para 140 cv, um aumento de 18 cv frente aos 122 cv do antecessor. Vale lembrar que aqui no Brasil o Corolla híbrido é flex, entregando 101 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Já o 2.0 híbrido oferecido no mercado europeu teve sua potência elevada para 196 cv, um aumento de 16 cv, com redução de quase meio segundo no 0-100, cumprindo agora em 7,5 segundos.

Corolla GR Sport

Desde que chegou ao mercado, em 2020, o Corolla GR Sport adicionou um toque de esportividade ao modelo, vendido na carroceria hatch e touring. Segundo a fabricante, já foram vendidas mais de 20.000 unidades dessa versão até o momento.

Com desenho inspirado pela divisão Gazoo Rancing, o GR Sport adiciona mudanças visuais como rodas diferentes das demais configurações e para-choque redesenhado. Além disso, o logo GR aparece tanto no exterior quanto no interior, do encosto dos bancos ao botão de partida.

Toyota Corolla GR Sport 2023

 

Corolla 4×4 só nos Estados Unidos

No mercado norte-americano, o sedã tem um desenho diferente do europeu (ver foto abaixo) – e do que veremos aqui no Brasil. Por lá é oferecida uma versão híbrida com tração integral, que adiciona um motor elétrico no eixo traseiro.

Toyota Corolla 2023 EUA

 

Fotos: Divulgação/Toyota

Share This