Depois de revelar a versão do final do C-HR antes do seu lançamento oficial, a Toyota estreou o SUV compacto durante o Salão de Genebra, na Suíça, nesta terça-feira (1º). De modo ousado, o carro de produção é muito parecido com o conceito mostrado há dois anos. Inicialmente, a fabricação será na Turquia.

A Toyota não divulgou quando o carro chegará ao Brasil

O modelo tem uma silhueta próxima à de um cupê, e nisso já deixa claro que seu alvo principal é o Honda HR-V. As maçanetas das portas traseiras são disfarçadas na coluna C.

Sob o capô, o C-HR traz um motor 1.2 turbo de 115 cv (o mesmo do Auris) que trabalhará em conjunto com câmbio manual de seis marchas ou transmissão automática. O SUV (na verdade, um crossover) será produzido sobre a nova plataforma TNGA, a mesma do novo Prius, e também terá uma versão híbrida com motor a combustão de 1,8 litro e 122 cv. Para alguns mercados específicos, a Toyota oferecerá opção de motor 2.0 e câmbio CVT.

O C-HR chega ao mercado incrementando os itens de segurança e tecnologia da Toyota. Ele terá controlador de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de mudança de faixa, detecção de pedestres e sistema de frenagem autônoma em casos de emergência. Esses itens não equipam nem mesmo o nova e caro SW4.

O C-HR chegará aos mercados globais apenas em 2017. Além do HR-V, vai bater de frente com modelos como Nissan Juke, Mazda CX-3, Fiat 500X e Jeep Renegade. Ainda não há data para seu lançamento no Brasil — que obviamente é um mercado prioritário para o modelo.

Share This