A Fiat Toro mal completou um ano de mercado e já ganhou mais uma versão. A novidade da picape compacta-média agora é o novo motor 2.4 Tigershark Multiair Flex de até 186 cv. O propulsor é da mesma família do 2.0 Flex do recém-lançado Jeep Compass e também é utilizado no Renegade vendido em outros mercados. A nova versão da Toro chega às lojas esta semana no pacote de acabamento Freedom, com preço de R$ 98.730, apenas com câmbio automático de nove marchas e tração dianteira.

Nova Fiat Toro 2.4 chega esta semana às revendas
As diferenças visuais da Toro 2.4 para a 1.8 são pontuais: por fora muda somente o logotipo AT9, ao invés de AT6. Dentro a cabine também é idêntica, exceto pelos botão que aciona o modo Sport do trem de força e o do Start-Stop, exclusivos da versão com motor maior.

Motor 2.4 é da mesma família do Compass 2.0 Flex
As similaridades destoam do abismo entre os números das duas Toro Flex. Enquanto a 1.8 gerava 139 cv (a 5.750 rpm) e 19,3 kgfm (a 3.750), a versão 2.4 alcança 186 cv (a 6.250 rpm) e 24,9 kgfm (a 4.000 rpm). São quase 34% a mais de potência e 29% de torque. Ah, e além de manter o bom pacote de itens de série da variante 1.8, a Toro 2.4 adiciona capota marítima, alarme, terceira luz de freio elevada, retrovisor com rebatimento elétrico e tilt-down e volante em couro com borboletas para trocas de marcha.

Nova Toro 2.4 custa o mesmo que a 2.0 diesel 4x2
Uma boa novidade é que, apesar de ser 85 kg mais pesada e ter um motor com 33% a mais de cilindrada, a Toro 2.4 consome quase tanto quanto a 1.8 – segundo os números do programa de etiquetagem. Com etanol ela consome 5,9 km/l (cidade) e 7,4 km/l (rodoviário); queimando gasolina os valores sobem para 8,6 km/l e 10,8 km/l, respectivamente. Isso com um desempenho superior: segundo a Fiat, a Toro 2.4 acelera de 0 a 100 km/h em 9s9, com máxima de 200 km/h. Índices bem distantes da versão 1.8, que registra 12s2 e 175 km/h nas mesmas provas.

Única diferença externa é o logotipo do câmbio
Os números representativos são resultados de uma baciada de tecnologias que a Fiat adicionou à Toro. Além da direção elétrica já oferecida com outros motores, a versão 2.4 recebeu start-stop, pré-aquecimento de etanol na flauta de admissão, alternador com gerenciamento inteligente e o complexo sistema Multiair, que dispensa o comando de válvulas de admissão. O conjunto é completado pelo versátil câmbio automático de nove marchas projetado em parceria com a ZF. A caixa mantém as mesmas relações dos Renegade e Compass 2.0 Turbodiesel, mas na Toro ela usa as nove marchas o tempo inteiro, ao invés de pular a primeira.

Cabine da Toro 2.4 é idêntica à da versão 1.8
PACOTE ADMIRÁVEL, DESEMPENHO MEDIANO
Na ficha técnica ou no folheto da concessionária, a Toro 2.4 impressiona. O problema é que isso pode elevar as expectativas (e posteriores frustrações) de potenciais compradores, pois a vida real com a picape não é tão animadora.

Câmbio de nove marchas tem trabalho com o motor 2.4
CARRO percorreu um trajeto misto, com trechos urbanos e rodoviários, com a Toro 2.4 abastecida com gasolina e carregando duas pessoas. O circuito incluiu boa parte dos cenários que a novidade, voltada a quem usa a picape como veículo de passeio, irá enfrentar, incluindo congestionamentos e estradas planas e sinuosas. Em todos eles a Fiat entregou um desempenho no limite do satisfatório.

Start-Stop melhora o consumo e o botão Sport otimiza o desempenho
A explicação está na mesma ficha técnica admirável. Apesar de ser mais potente, a Toro 2.4 também é 85 mais pesada. Isso fez com que sua relação peso/potência tenha melhorado 21%, chegando a 9,2 kg/cv. A evolução é notável, mas não o suficiente para movimentar a bojuda carroceria de 1,7 toneladas com a mesma facilidade que o 2.0 turbodiesel consegue.

A Fiat espera vender 5% mais Toro com a versão 2.4
Na prática, acelerações e retomadas exigem trabalho redobrado do câmbio. A caixa automática, aliás, é a grande heroína dessa relação e ajuda a extrair o máximo do Tigershark. Esse é um dos motivos pelo qual a Fiat não tem nenhum plano de disponibilizar o câmbio manual para os motores 1.8 e 2.4.

A sensação é que o carro anda constantemente carregado. Ultrapassagens exigem algum estudo e subidas íngremes podem exigir que você não fique na faixa rápida da esquerda. Embalada, a Toro 2.4 deslancha como ninguém, mas ela cobra preciosos segundos para chegar neste ponto.

A função Sport, que altera o mapa do acelerador eletrônico e do câmbio, melhora bem a situação, mas deixa o motor girando sempre alto – com consumo e ruído interno acompanhando. O problema é o degrau entre as duas configurações; em situações convencionais, a Toro 2.4 é mansa até demais, enquanto o Sport tem aplicações mais restritas para o motorista racional.

A Fiat se justifica afirmando que seu consumidor não busca desempenho acima da média; para eles, o motor 2.0 é mais indicado. Por este viés, o novo motor se sobressai da concorrência acima (Chevrolet S10 2.5) e abaixo (Volkswagen Saveiro 1.6 16V) dela. O isolamento acústico e as vibrações são idênticos à silenciosa Toro 2.0 Volcano, mantendo a ótima dinâmica e espaço interno adequado para quatro adultos. 

A nova versão 2.4 é a mais indicada para quem não quer (ou não pode) arcar com o custo de propriedade da versão 2.0 turbodiesel, mas se decepcionou com a anemia da Toro 1.8. O problema é o abismo de R$ 15.800 entre as duas Toro flex. Essa diferença númerica, contudo, pode ser superada pelo concessionário caso ele opte por comparar as fichas técnicas lado-a-lado…

Roadmap Menang di Mahjong Wins Optimasi Scatter Hitam Era Baru Gates of Olympus Memimpin Saat Mahjong Ways Kehilangan Taji Olympus Menguat Mahjong Ways Melemah Pengali Petir Ikut Menyusut Petanitoto Tegaskan Standar Fair Play dengan Koleksi Hits Pragmatic Play 2025 Keamanan Nomor Satu Petanitoto Sajikan Pengalaman Bermain Bebas Kecurangan Mahjong Ways Meledak Ini Pola yang Sedang Disorot di PetaniToto Panas Percikan Las Panas Pula Berkah Kisah Rezeki Melimpah Hat Trick Hot Streak Data petanitoto soroti striker lokal yang sedang on fire Transport Publik vs Konsumsi BBM Siasat Hemat Petanitoto Tawarkan Event Online Tanpa Ongkos Jalan Fluktuasi harga pangan Tanjung Balai berbarengan dengan viralnya Sweet Bonanza Rp 156 juta Perbaikan Jalan Nasional Berlangsung PETANITOTO hadirkan sesi Starlight Princess untuk hiburan singgah sopir KRL perpanjang jam operasional PETANITOTO tawarkan checklist strategi Gates of Olympus Petanitoto Mengirim Wild Bandito Liburan ke Olympus Cari Scatter Hitam Mahjong Wins Mengaku Lelah Lalu Titip Scatter ke Ketua RT Black Scatter Tersesat di Kampung Bandito Lalu Didaftarin Petanitoto Gates of Olympus Jadwal Senam Pagi Bareng Kakek Zeus Petanitoto Wild Bandito Menyamar Jadi Ular Tangga di Lobi Mahjong Ways Petanitoto Zeus Ngutang Koin ke Bandito Demi Spin Malam Petanitoto Mahjong Wins Black Scatter Mengajar Matematika Petani Tebu Bandito Main Angklung di Gerbang Olympus Sambil Nunggu Drop Scatter Mahjong Ways Mengadakan Rapat Dadakan di Atas Awan Olympus Zeus Jadi Wasit Lomba Lari Kelinci Versus Bandito di Petanitoto Petanitoto menanam bibit Scatter di kebun Mahjong Ways panen Rp 600 juta Zeus buka jasa laundry multiplier sehari jadi tarif Rp 180 juta Wild Bandito buka warung kopi di reel tiga omzet Rp 230 juta Petanitoto sewa satpam khusus buat jaga simbol nakal gaji Rp 150 juta Petanitoto lelang kursi dewa petir edisi kolektor Rp 700 juta Petanitoto Gelar Sidang Dewan Scatter Zeus vs Bandito di Aula Olympus Kereta Listrik Olympus Mogok Bandito Dorong Reel Sambil Nyanyi Dangdut Black Scatter Ketiduran di Puncak Gunung Chip Dibangunkan Petir x500 Festival Layangan Mahjong Ways Tile Hijau Terbang Dikejar Kakek Zeus Wild Bandito Buka Kursus Etika Spin Mentor Tamu Zeus Berkumis Neon Petanitoto Resmikan Taman Nasional Scatter Wajib Helm Multiplier di Area Reel Rapat RT Reel Lima Mahjong Wins Ajukan Hujan Koin Tanpa Anggaran Bandito Naik Ojek Awan ke Gerbang Olympus Bayar Pakai Free Spins Zeus Buka Klinik Patah Hati Akibat Dead Spin Resepnya Teh Jahe NonTurbo Stasiun Luar Angkasa Petanitoto Luncurkan Satelit Pencari Pola Project Telinga Scatter Cerita Obraltoto buka musim bonus di Gates of Olympus dan Mahjong Ways Obraltoto hadirkan malam scatter manis Sweet Bonanza dan Lucky Neko Double event Obraltoto Starlight Princess bertemu Fortune Tiger Roadshow Obraltoto berburu multiplier di Sugar Rush dan Treasures of Aztec Jadwal turnamen Obraltoto Big Bass Bonanza dan Wild Bandito Laporan khusus Obraltoto pola panas Mahjong Ways edisi akhir pekan Program loyalti Obraltoto tiket gratis menuju free spins Gates of Olympus Tips Obraltoto manajemen modal saat kejar scatter di Lucky Neko dan Sugar Rush Cerita pemain Obraltoto tembus x500 di Starlight Princess dan Mahjong Ways Update fitur Obraltoto checkout cepat untuk rangkaian event Pragmatic Play Petanitoto Ungkap RTP Dan Pola Rahasia PGSoft Strategi Menang Terbaru Bocoran Pola PGSoft Hari Ini di Petanitoto RTP Tertinggi Dan Cara Mainnya Panduan Pola Gacor PGSoft dari Petanitoto Rahasia RTP dan Spin yang Tepat RTP Asli PGSoft di Situs Petanitoto Pola Bet dan Waktu Scatter Terbaik Rahasia RTP PGSoft Sudah Terbongkar Cek Pola Gacor Eksklusif di Petanitoto Kucing Gudang Petanitoto Ketahuan Hafal Pola PGSoft Kini Jadi Konsultan Slot RTP Live PGSoft Ketahuan Ngopi di Warung Petanitoto Langsung Viral Rahasia RTP PGSoft Ditulis di Punggung Naga Petanitoto Langsung Maxwin Naga Pemakan Scatter Ditemukan di Sawah Petanitoto Kini Jadi Penjaga RTP Petani Salah Panggil Hujan Naga Turun Bawa 100x Scatter dari PGSoft Pola Modal Receh Hingga Maxwin Bocoran Obraltoto Trik Mahjong Wins 2 Tersakti 2025 Bocoran Resmi Obraltoto Pola Spiral Dan Pola Gen Z Tepat Sasaran di Mahjong Wins 2 Anti Skip Tutorial Mahjong Wins 2 di Obraltoto Biar Gen Z Bisa Pamer Maxwin di Story Main Mahjong Wins 2 Malem Minggu Nih Bocoran RTP Obraltoto Biar Gak Gigit Jari Trik Spin Mahjong Wins 2 Obraltoto Cara Memanfaatkan RTP Bocoran untuk Maxwin Mahjong Ways 2 Ketawa Melihat RTP Obraltoto Bocor Sendiri Tengah Malam RTP Mahjong Ways 2 Hilang Dicuri Kucing Tetangga Obraltoto Gelar Pencarian Nasional RTP Bocor Karena Mahjong Ways 2 Tersandung Kabel Saat Loading RTP Mahjong Ways 2 Pura Pura Mati Lampu Agar Tidak Diganggu Player Obraltoto Obraltoto Sarankan Berdiri Menghadap Utara Sebelum Spin agar RTP Tidak Tersinggung
Share This