Seja pelo design ou pela proposta inusitada, muitos conceitos que brilharam em edições passadas do Salão de São Paulo nunca chegaram às nossas lojas… ou chegaram totalmente repaginados
Alguns carros-conceito são tão legais que nos marcam, seja pelo visual ousado, seja pela proposta inovadora. Outros geram mais polêmica que fãs… e muitas vezes pelos mesmos motivos citados. A seguir a Revista Carro lista 10 conceitos que foram exibidos em edições passadas do Salão do Automóvel de São Paulo, mas que infelizmente nunca chegaram às ruas.
1 – VW T-Cross Breeze
O T-Cross chegou, sim, às ruas. Mas sua versão conversível apresentada na edição de 2016 do Salão de São Paulo apenas antecipava as linhas gerais do futuro SUV compacto. Na época, a apresentação de um conversível foi uma grata surpresa e houve aqueles que torceram para que a opção de teto retrátil também fosse oferecida. Sua primeira aparição foi no Salão de Genebra, dando as caras em São Paulo meses depois.
2 – Fiat FCC4
O conceito FCC4, apresentado em 2014, trazia uma picape bem futurista que nunca chegou às linhas de produção. Por outro lado, antecipava a chegada da Toro, marcando a estreia da marca entre as picapes intermediárias e ainda com produção nacional. O FCC4 tinha um estilo bem arrojado, com o teto baixo, vidro traseiro inclinado e caçamba fechada. Fez jus ao nome, já que a sigla FCC vinha de Fiat Coupe Concept. A dianteira também era um espetáculo à parte, com os grupos ópticos separados como veríamos na picape de produção.
3 – VW GT Concept
Em 2016, outro conceito que chamou muito a atenção do público no estande da VW foi o GT Concept, uma versão de apelo esportivo do Gol, com duas portas e uma belíssima pintura cinza metálica com diversos detalhes em vermelho. O visual se destacava ainda pelos para-choques dianteiro e traseiro mais agressivos, exibindo entradas de ar maiores e luzes de LED integradas. Na época, a fabricante deixou claro que se tratava apenas de um exercício de design, mas muitos fãs esperavam que ele pudesse virar um modelo de produção. Quem sabe uma série especial…
4 – Hyundai Creta STC
Podemos dizer que 2016 foi uma edição incrível para o Salão de São Paulo quando o assunto são os conceitos. Quem também aparecia era a picape Creta STC, uma versão com caçamba derivada do SUV Creta. Desenvolvido em conjunto pelas engenharias da Coreia e do Brasil, seu nome veio da sigla Sport Truck Concept. Além da pintura verde, exibia linhas de cupê que visavam agradar o público mais jovem. Desde então se fala de uma picape do Creta, mas que ainda hoje não saiu do papel.
5 – Fiat Uno Cabrio
Em 2010 a Fiat atraía olhares para seu estande com um conceito do Uno, mas conversível. A opção sem teto ficou no mínimo curiosa, além de trazer um para-choque mais agressivo, faróis escurecidos e, na traseira, lanternas translúcidas. Com duas portas, trazia espaço para apenas dois ocupantes, com uma espécie de santantônio de metal seguindo o contorno dos bancos como sistema de proteção em caso de capotamento. O conceito, na realidade, não tinha sequer teto, seja de lona ou rígido. Funcional e pronto para o uso – exceto pela questão do teto inexistente – muitos acreditaram que pudesse ser um indício do retorno do Uno Turbo. Não era.
6 – Chevrolet GPix
É verdade que o GPix deu origem ao Agile, mas com linhas muito diferentes do conceito apresentado em 2008. O crossover com toques de cupê teve seu nome originado de “G” para Global e “PiX” vindo de “picture”. Totalmente desenvolvido no Brasil, ele levou ao projeto Viva, que nasceu com o Agile cerca de um ano depois. No desenho final do modelo de produção restou a grade frontal dividida e o aplique em preto na coluna C.
7 – Honda Urban EV Concept
Compacto, elétrico e criado para as cidades, o Urban EV Concept tinha um toque retrô aliado à simplicidade que chamou a atenção quando foi exposto em São Paulo em 2018. Além das portas com abertura invertida, o destaque ficava com as mensagens exibidas na dianteira, indo de a saudações conselhos para os outros motoristas. Ele já antecipava a visão da Honda sobre eletrificação e acabou dando origem a um modelo comercializado na Europa e no Japão. Do conceito, ficaram as linhas gerais e os faróis arredondados. Aqui no Brasil, porém, ele nunca foi comercializado.
8 – Nissan Versa S-TECH
O sedã Versa ganhou um design mais esportivo no conceito S-TECH, apresentado em 2018. Por fora, o destaque era a pintura em prata com o teto em preto brilhante, além dos detalhes na cor laranja na dianteira e nas laterais do veículo. Atrás, um aerofólio completava o estilo. No final, o Versa esportivado nunca chegou às ruas, servindo apenas como um estudo de design.
9 – Toyota Yaris GR-S Concept
Também em 2018 a Toyota apresentava em seu estande a linha GR, incluindo o Yaris GR-S Concept, um carro-conceito que leva o DNA da divisão esportiva Gazoo Racing, mas desenvolvido pelo Centro de Design da Toyota do Brasil. Em relação ao hatch convencional, mudavam as rodas, faróis, aerofólio e até havia suspensão rebaixada. Ainda que lá fora seja comercializado o GR Yaris, aqui o modelo nunca ganhou as ruas em opções Gazoo Racing: seja só uma mudança estética ou mesmo com atualizações mecânicas.
10 – Renault Kwid Concept
É, o Kwid chegou ao mercado brasileiro e faz sucesso. Mas ele é bem diferente daquele conceito estilo bugue que vimos no Salão de São Paulo de 2014. As portas estilo asa de gaivota, o drone acoplado e o interior futurista dificilmente chegariam mesmo às ruas. O protótipo aventureiro reunia um estilo divertido e ousado, sendo o primeiro carro-conceito concebido pelas equipes de estilo da marca em vários países, liderado pelo Brasil.
Fotos: Divulgação