Todo mês na revista CARRO o consultor técnico Bob Sharp responde às dúvidas dos leitores sobre tudo que cerca o universo do automóvel. Veja algumas delas:
DÚVIDA: Li, não me lembro onde, que não se deve usar água da torneira no radiador do carro, mas apenas água desmineralizada, pois água comum corrói o sistema. Procede?
Roberto C. Vasconcellos (Rio de Janeiro, RJ)
RESPOSTA: É isso mesmo. Só água desmineralizada não contém partículas sólidas e minerais que com o tempo acabam se depositando nas câmaras de água de bloco e cabeçote, bomba d’água e radiador, reduzindo a eficiência de sua função de tirar calor do motor e jogá-lo na atmosfera. Pode também ocorrer corrosão eletroforética em ligas leves como alumínio por efeito de diferença de potencial elétrico entre os materiais. Os postos dispõem dessa água.
DÚVIDA: Meu carro tem piloto automático e uso-o bastante quando vou a São Paulo, para evitar tomar multas. O dispositivo é confiável para evitar ultrapassar o limite de velocidade?
Guilherme Pontual (Cruzeiro, SP)
RESPOSTA: É totalmente confiável, mas são necessários alguns cuidados. Poucos são os sistemas que mantêm velocidade nas descidas, é preciso ficar atento. Isso é ainda mais importante para quem se vale da tolerância legal do equipamento de medição de velocidade estabelecido pelo Contran na Resolução nº 396, tolerância essa de 7 km/h até 100 km/h e 7%, acima disso. A tabela do Anexo II à resolução diz, por exemplo, que numa estrada de 120 km/h só haverá infração se a velocidade medida for de 130 km/h. Por segurança, ajuste o controlador em 128 km/h.
DÚVIDA: Sempre tive o hábito de, num aclive leve, manter o carro imobilizado com o motor, usando a embreagem a meio curso. Meu namorado disse que isso acaba com a embreagem do carro. É fato?
Tatiana Fiore (São Paulo, SP)
RESPOSTA: De fato, mas não acaba com a embreagem necessariamente, apenas diminui bastante sua vida útil, especialmente a do disco, que tem material de atrito nas duas faces. Demorar-se nessa operação por vários minutos, como num trânsito engarrafado numa subida, levará fatalmente ao superaquecimento da embreagem toda, a ponto de a mola do platô perder sua ação, inutilizando-o. Use a embreagem ao arrancar somente, mantendo o carro imobilizado pelo freio de estacionamento ou, se tiver conhecimento e prática, pé no freio e, para arrancar, usar a técnica de nome punta-tacco, que é acelerar com a lateral do calçado, meio de lado, e soltar o freio ao mesmo tempo.
DÚVIDA: Gostaria de saber se os veículos leves a diesel usam o Arla32. Nunca ouvi dizer que utilitário esportivo ou van usem o Arla32, restrito a caminhões e ônibus. Mas, se esses veículos de fato não o usam, como podem atender às normas antipoluição de que tanto se fala?
Maélcio Silva (São Sebastião do Paraíso, MG)
RESPOSTA: O Arla32 (Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio Automotivo 32) é uma solução de 32,5% de ureia de alta pureza e água desmineralizada, usada em conjunto com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) de motores a diesel. Pela legislação de emissões brasileira, veículos leves a diesel, como SUVs, picapes e vans não estão sujeitos aos mesmos limites de emissões dos veículos pesados (caminhões e ônibus), cujos motores de alta cilindrada devem atender aos limites do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, Fase P7 (Pesados 7). Por isso veículos leves são dispensados do Arla32 ou de sistema de recirculação dos gases de escapamento, ambos os recursos destinados a limitar as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx). Seu nível atual é L6 (Leves 6) e ainda não há data para a implementação do L7 (Leves 7).
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