De acordo com os designers da VW, o up! exibe um “sorriso” na dianteira, formado pela entrada de ar  no para-choque

Você já deve ter ouvido falar no crescimento da oferta de automóveis equipados com câmbio automático ou robotizado no Brasil nos últimos anos, certo? Seja pela maior facilidade que os brasileiros passaram a ter nos últimos anos para comprar carros novos, seja pela busca de conforto para enfrentar o trânsito cada vez mais congestionado nas grandes cidades, o fato é que, hoje, a maioria dos brasileiros quer dar descanso para a sua perna esquerda ao dirigir.

Na tampa traseira, a única identificação externa da  nova versão:  o logotipo I-Motion

O grande empecilho para a popularização dos câmbios que trocam as marchas sem a intervenção do motorista ainda é o preço. Sem falar que esse tipo de caixa só está presente em versões mais sofisticadas ou com motores mais potentes. Ou melhor, estavam.

Mesmo utilizando muitas peças plásticas, o acabamento do up! agrada, assim como  o estilo moderno do compacto.  O revestimento com tons  claros amplia  a sensação  de espaço

De olho no público que ainda não conseguiu adquirir o seu primeiro automóvel com câmbio automático/robotizado, a Volkswagen acaba de lançar o up! I-Motion que, como o nome indica, é a versão do seu novo compacto dotada de caixa ASG robotizada.

O quadro de instrumentos traz apenas as informações essenciais. O computador  de bordo é opcional

Mas não pense que bastou aos técnicos da fabricante instalarem um câmbio idêntico ao usado em outros modelos da marca (Gol, Voyage e Fox) no pequeno urbano. Como o up! utiliza um motor triclíndrico bastante compacto e moderno, a VW tratou de desenvolver uma caixa igualmente nova e pequena para o modelo.

O câmbio robotizado  é a grande novidade  do up!, mas não  possui as práticas borboletas no volante

Assim, em parceria com a ZF, foi criado o câmbio SQ100, que chama a atenção por sua leveza e compacidade. Para se ter ideia, a nova caixa pesa apenas 30 kg (cerca de 10 kg a menos que a do Gol) e é uma das mais leves do tipo já construídas. Além disso, ela conta com atuadores elétricos para realizar as operações de acoplamento e desacoplamento da embreagem, além das trocas de marchas. O câmbio é tão moderno que, atualmente, serve apenas para o up!.

O banco traseiro do up! acomoda apenas dois adultos com relativo conforto. Um terceiro ocupante ali não consegue se acomodar corretamente

Mas não adianta ter muita modernidade, se na prática, o carro não agradar. E é quase isso que ocorre com o up! I-Motion. Mesmo com toda a tecnologia do novo câmbio, os “soluços” durante as trocas de marcha são muito perceptíveis. Além disso, a caixa é muito lenta nas respostas, mesmo quando se realiza o kickdown (pisar fundo no acelerador para que ocorra a redução das marchas e o carro retome rapidamente).

Sob o capô, o bom motor tricilíndrico  de 82 cv  (com etanol)

Não é à toa que, nas nossas medições, este up! tenha acelerado de 0 a 100 km/h em demorados 17s3, enquanto o manual precisou de 14s8. Em compensação, o consumo foi bom: 9,4 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (com etanol). Marcas melhores, até, do que as anunciadas pela Volkswagen (9 km/l e 10 km/l, respectivamente).

Porta-malas compatível com o porte do carro, acomoda 285 l

Resumindo, para quem busca uma alternativa mais em conta de automóvel para o uso cotidiano — e de preferência na cidade —, o up! I-Motion é uma boa opção. Principalmente para quem nunca teve um carro automático. Se não, o melhor é usar o câmbio no modo manual.

As belas rodas de liga leve aro 15” são opcionais em toda a gama up!

Média final: 6,4

Para quem está habituado ou já dirigiu um carro com câmbio automático, não é fácil se habituar com o up! I-Motion. As trocas de marcha demoram e o carro chega a perder o embalo em determinadas situações (como ao passar por uma valeta, por exemplo). A saída, então, é deixar o câmbio no modo manual e “passar” as marchas por meio da alavanca. Mesmo assim, não deixa de ser louvável a estratégia da VW em lançar uma opção mais acessível de carro com câmbio robotizado, ainda que o preço não seja tão convidativo assim. – Wilson Toume

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 17s3
Retomada 60-120 km/h em Drive: 19s9
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 23,8 metros
Consumo cidade (km/l): 9,4
Consumo estrada (km/l): 13,6
Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 69,1 dB

Dados da fabricante

Motor 3 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 999 cm3; Potência 82 cv; Torque 10 mkgf; Câmbio robotizado, 5 marchas; Freios discos ventilados; Tração dianteira; Comprimento 3,60 m; Largura 1,64 m; Entre-eixos 2,4 m; Porta-malas 285 litros; Peso 953 kg

Share This