ZF Superbanner - 13.08-13.11
Volkswagen Saveiro 1.6 Trend cabine estendida
Seguindo o padrão da Volkswagen em todo o mundo, a Saveiro estreou em maio deste ano o visual dianteiro similar ao dos demais modelos da marca. 
 
Houve também mudança na nomenclatura da linha. Agora, a versão de entrada é denominada apenas Saveiro Cabine Simples, enquanto as demais são: Trend CS (cabine simples), Trend CE (cabine estendida), Trooper CE e Cross CE, a topo de linha. Todas vêm equipadas com motor 1.6 de 104 cv com etanol e 101 cv com gasolina. 
 
Volkswagen Saveiro 1.6 Trend cabine estendida
 
A versão Trend cabine estendida, avaliada pelo Carro Online, traz santantônio, calotas integrais para as rodas de 14”, para-choque na cor do veículo, grade do radiador na cor preto Ninja com frisos cromados, faróis duplos com máscara negra e rack de teto.
 
Em termos de conforto, o banco do motorista vem com regulagem de altura, os retrovisores e vidros têm comandos elétricos e há também direção hidráulica. Esses itens, é bom lembrar, estão presentes tanto na versão com cabine simples como na estendida. 
 
Volkswagen Saveiro 1.6 Trend cabine estendida
 
Visual à parte, a evolução na Saveiro foi grande também no aspecto segurança. Ela vem com um sistema batizado de “detector de colisões”, que, após um acidente, aciona automaticamente o pisca-alerta, a luz da cabine e destrava as portas. Outro item interessante é a sinalização de parada de emergência, que, no caso de frenagens abruptas, aciona as luzes de freio de forma intermitente, além do pisca-alerta (quando o carro para) para avisar aos demais motoristas. Esses recursos foram adicionados graças a uma nova central eletrônica, incorporada em toda a linha VW. 
 
Da mesma maneira, o sistema denominado de Eco Comfort, também utilizado no Gol e no Voyage, ajuda o motorista a guiar de maneira mais econômica, avisando que é preciso fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver ligado, por exemplo. 
 
Motor 1.6 8V entrega 104 cv com etanol
 
Também já adotado em outros modelos da linha, há o sistema de acionamento breve do indicador de direção ao simples toque na alavanca, que acende três vezes. Trata-se de um recurso muito útil nas mudanças de faixa de rolamento. Já o rádio, que não é disponível como item de série em nenhuma versão (nem mesmo na Cross), oferece conexão Bluetooth, CD e MP3 player, entrada USB e rádio AM/FM.
 
Na pista de testes, a nova Saveiro Trend 1.6 acelerou de 0 a 100 km/h em 12s2, o mesmo resultado da versão anterior. Já o consumo foi ligeiramente inferior. A média PECO da nova foi de 8,1 km/litro, ou 0,6 km/litro maior que a da antiga. 
O consumo urbano foi similar, apenas 0,3 km/litro a menos que a versão anterior da picape. Mas a média rodoviária de 
10,1 km/litro foi 1 km/litro inferior.
 
Rodas de liga leve aro 15" são opcionais e custam R$ 808
 
Não há dúvida de que a VW Saveiro ficou muito mais moderna e atraente com o novo visual, por mais que os críticos torçam o nariz para o “padrão” visual da marca. Além disso, os recursos tecnológicos são sempre bem-vindos, especialmente aqueles que ajudam a aprimorar a segurança. Tudo isso, porém, não representa garantia de que a nova picape possa fazer frente ou mesmo se aproximar da lider Fiat Strada.

Seu Bolso

Preço (carro testado): R$ 46 183
Desvalorização (1 ano): 8,9%
Garantia: 1 ano 
Financiamento (taxa mensal): 1,3% 
parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 819
IPVA (4%): R$ 1.847
Seguro     R$ 2.355 
1ª revisão: R$ 170 
Versão básica: R$ 38.622 

Média final: 7,5 

A Saveiro é a segunda colocada no ranking de vendas da Fenabrave, mas agora chega reestilizada e com equipamentos de segurança que a podem aproximá-la da líder (Fiat Strada). O problema é a grande lista de opcionais. – Vinícius Montoia 

Nossas medições 

Aceleração 0-100 km/h: 12s2
Retomada 60-120 km/h em Drive: 22s7
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 27,3
Consumo cidade (km/l): 6,5
Consumo estrada (km/l): 10,1
Ruído a 120 km/h em 5ª (dB): 69,2 

Ficha técnica 

Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex ; Cilindrada 1.598 cm3; Potência 104 cv (E) a 5 250 rpm; Torque 15,6 mkgf (E) a 2 500 rpm ; Câmbio manual; Tração Dianteira; Comprimento 4,49 m; Largura 1,89 m; Altura 1,49 m; Entre-eixos 2,75 m; Porta-malas 734 l; Peso 1.035 kg

Share This