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Visual aventureiro - rodas aro 15”, pneus de uso misto, suspensão elevada e apliques na carroceria: estilo aventureiro cai bem na picape

Não se trata da nova geração, e ela sequer estreia alguma alteração profunda no visual, mas a Volkswagen Saveiro Cross tornou-se a picape compacta mais avançada da categoria com a chegada da sua linha 2015. Nós explicamos. Enquanto sua principal concorrente, a Fiat Strada Adventure, oferece como argumento de venda o diferencial dianteiro bloqueável (Locker), a marca alemã resolveu responder em grande estilo e passou a equipar a Saveiro com um avançado controle de estabilidade, que também engloba o prático assistente para partida em rampas (HSA).

Mas não para por aí. A Saveiro Cross 2015 também conta com controle de tração, sistema de assistência à frenagem (BAS) e o recurso “off-road” para o freios ABS, que ajuda a realizar frenagens de forma mais controlada em declives acentuados e em pisos com pouca aderência.

VW Saveiro Cross 2015

Já parece bom, não é mesmo? Mas para deixar claro que nenhuma rival chega perto da Saveiro Cross quando falamos de equipamentos de segurança e assistência a condução, a VW também dotou a picape, adivinhem só, de um diferencial bloqueável, batizado de EDL. Ele faz a mesma coisa que o Locker, da Fiat, porém não conta com o botão no painel para você acionar. Na Saveiro Cross quando sua atuação se faz necessária ele é ativado automaticamente.

Quer mais? A Saveiro Cross pode receber controlador de velocidade, retrovisor eletrocrômico e os sensores de chuva e de luminosidade. Só na Strada, contudo, você encontra teto solar.

Poucas mudanças - No interior, destaque para os botões logo acima do rádio, que permitem desligar o ESP e acionar o recurso off-road dos freios ABS

O melhor mesmo é que toda a segurança que os controles de estabilidade e de tração conferem à Saveiro Cross, além dos demais recursos, não são opcionais: eles já vêm de série na picape, que parte de R$ 54.070. Computador de bordo, sensor de estacionamento, ar-condicionado, direção assistida, trio elétrico e MP3 player com comandos no volante também estão incluídos no preço.

Outro ponto muito importante na Saveiro Cross 2015 é que, em conjunto com o Gol Rallye, ela traz o novo motor 1.6 16V da VW. De funcionamento suave, com bom torque máximo, comando variável para as válvulas de admissão e sem a necessidade de gasolina para as partidas a frio, ele é o responsável por uma melhora considerável no desempenho da picape.

Agora com controle de estabilidade, a Saveiro traz freio a disco nas quatro rodas

Com o 1.6 anterior, ainda com duas válvulas por cilindro, a Saveiro Cross precisava de 13s5 para acelerar de 0 a 100 km/h e 13s6 para retomar de 40 a 100 km/h, números que caíram, respectivamente, para 10s3 e 11s3. O consumo de combustível também foi beneficiado, com a média PECO (55% urbano e 45% rodoviário) passando de 7,7 km/l do 1.6 8V para 9 km/l no bem mais moderno e eficiente 1.6 MSI.

O câmbio manual segue irretocável, com comandos justos e suaves, e a invejável precisão. Para o uso urbano, no qual os engarrafamentos são constantes, em especial nos grandes centros, ele ajuda a não cansar tanto o condutor.

1.6 MSI - O novo motor da família EA 211 oferece bom torque e é comedido  no consumo

Com seu conjunto de suspensão mais macio em relação ao da Strada Adventure, a Saveiro Cross oferece uma dinâmica bem melhor em relação à rival. Além disso, nós não notamos a diferença em termos de conforto que ocorre entre a Strada Adventure e suas demais versões.

Melhor equipada, boa de andar e com bom nível de acabamento, a Saveiro Cross 2015 agrada logo ao primeiro contato. Já com 32 anos de história e tendo que lidar com uma concorrência acirrada, a Saveiro é a prova de que nada é melhor do que o tempo e uma estratégia bem pensada para aperfeiçoar um produto.

Caçamba - O volume disponível é inferior ao das concorrentes

Conclusão:

Média final técnica: 6,5

Média final de mercado: 6,4

A Saveiro Cross 2015 é a melhor picape compacta do momento. Bem equipada, boa de dirigir e com preço competitivo dentro do segmento, ela agrada logo ao primeiro contato. Pesa também a seu favor a sensação de qualidade passada pelo conjunto. O motor 1.6 MSI já era mais do que aguardado e caiu como uma luva para a Saveiro Cross, em especial pelo bom torque máximo com etanol. Se a VW ampliar a oferta de recursos como os controles de estabilidade e de tração, para as demais versões da Saveiro é bom a concorrência se mexer.

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 10s3
Retomada 60-120 km/h em Drive: 18s2
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 24,2 metros
Consumo cidade com etanol (km/l): 7,0
Consumo estrada com etanol (km/l): 11,6
Ruído a 120 km/h em 5º marcha (dB): 68,5 dB

Dados da fabricante

Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.598 cm3; Potência 120 cv; Torque 16,8 mkgf; Câmbio manual, 5 marchas; Freios discos ventilados; Tração dianteira; Rodas liga leve, 15”; Comprimento 4,51 m; Largura 1,72 m; Entre-eixos 2,75 m; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Caçamba 734 litros; Peso 1.120 kg.

Seu bolso

Preço (versão avaliada): R$ 56.650

Financiamento (50% de entrada e saldo em 36X): 0,99%

Parcela: R$ 909

IPVA: R$ 2.266

Seguro: R$ 4.737

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