Durante o período em que o novo Sandero Stepway esteve à nossa disposição, uma emergência acabou “contribuindo” para a sua avaliação. Um incêndio na região da Serra da Cantareira, nas cercanias da cidade de São Paulo, estava se alastrando em direção à casa de alguns amigos. A fim de auxiliá-los, utilizei o novo hatch para chegar ao local.
Embora a Renault trate o Sandero 2015 como uma nova geração em função de aprimoramentos na plataforma, nos motores, no visual atualizado e na maior lista de itens de série, aos olhos dos consumidores menos atentos o carro pode parecer ter passado apenas por uma reestilização. Mas vale ressaltar que a qualidade do acabamento melhorou consideravelmente.
Manter semelhança com a geração anterior, no entanto, não é necessariamente um ponto negativo para o novo Stepway, já que isso significa, por exemplo, que um de seus principais pontos fortes permaneceu inalterado: o ótimo espaço interno, assim como o amplo porta-malas, capaz de abrigar 320 litros — onde consegui acomodar dois galões com 20 litros de água, botas, uma mochila e uma mangueira, e ainda sobrou espaço para, no mínimo, duplicar os itens que utilizei. O aspecto negativo fica para a posição de dirigir pouco envolvente, herdada do modelo anterior.
Se em ciclo rodoviário a versão “aventureira urbana” do Sandero não prima pela precisão da direção, nas mal pavimentadas ruas e avenidas paulistanas e nos trechos de terra batida que enfrentei para chegar até a casa de meus amigos a suspensão trabalhou de maneira exemplar: a distância em relação ao solo de 190 mm (40 mm a mais que na versão convencional) permite que o hatch supere as imperfeições até com alguma facilidade e ajuda a evitar que o piso do veículo fique exposto em alguns obstáculos nos trechos de terra, por exemplo. Todo o sistema de amortecimento apresentou baixo nível de ruído, sem transmitir sensação de que o carro “não está em seu habitat”, causada por algum ruído excessivo ou dureza no funcionamento de algum sistema.
O motor 1.6 8V agradou na maior parte do tempo: registrou médias de 6,7 km/l em ciclo urbano e 10,3 km/l em trajeto rodoviário (com etanol), e a sensação de boa dose de potência é agradável até 4.000 rpm — embora os números de retomada tenham sido piores que a média dos concorrentes. Por outro lado, o motor da unidade avaliada apresentava funcionamento em marcha lenta desagradavelmente ruidoso, e seu desempenho foi mediano em altas rotações. Já o câmbio manual, por sua vez, poderia oferecer engates mais precisos e silenciosos.
Além do apelo “aventureiro urbano” (caracterizado pela suspensão elevada combinada com pneus para uso apenas em aslfalto) e o amplo espaço interno, outro ponto positivo — já característico — do Renault Sandero Stepway é a sua relação custo-benefício.
Equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, espelhos e travas com acionamento elétrico, volante com regulagem de altura, airbag duplo, freios com ABS, rodas de liga leve de 16” com pneus 205/55, sistema de entretenimento e navegação Media Nav com tela de 7”, entre outros, o Stepway sai por R$ 47.800, valor que pode subir para R$ 48.940 se o proprietário optar por bancos de couro. Além disso, o hatch da Renault tem diversas características para agradar quem procura um modelo versátil e aprecia esse estilo aventureiro.
CONCLUSÃO
O novo Sandero Stepway mantém a receita de seu antecessor: oferece amplo espaço interno e bom porta-malas para a categoria, visual aventureiro, consumo dentro da média do segmento, suspensão elevada e uma ampla lista de itens de série. E o melhor: com um custo acessível. Em compensação, a posição de dirigir é razoável, seu desempenho é mediano e o acabamento ainda pode melhorar (embora tenha evoluído bastante em relação ao anterior). Mas o Stepway tem boa reputação no mercado e um custo-benefício interessante.
NOSSAS MEDIÇÕES
Aceleração 0-100 km/h: 13s1
Retomada 60-120 km/h em Drive: 18s6
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 25,3 metros
Consumo cidade com etanol (km/l): 6,7
Consumo estrada com etanol (km/l): 10,3
Ruído a 120 km/h em 5º marcha (dB): 68,4 dB
SEU BOLSO
Preço (versão avaliada): R$ 48.940
IPVA: R$ 1.944
Seguro: R$ 3.222
FICHA TÉCNICA
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.598 cm3; Potência 106 cv; Torque 15,5 mkgf; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, 16”; Comprimento 4,06 m; Largura 1,76 m; Altura 1,55 m; Entre-eixos 2,59 m; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Peso 1.120 kg