As façanhas permitidas pela tecnologia são surpreendentes, e a Land Rover dá um bom exemplo com esta versão do Range Rover Sport. O antigo motor 5.0 V8 de 375 cv e 50,8 mkgf da configuração de entrada deu lugar ao 3.0 V6 Supercharger de 340 cv e 45,9 mkgf, e o SUV ainda oferece maior espaço interno, mais conforto, equipamentos e tecnologia. E, mesmo com a lista de itens de série ampliada e o motor menor, ele consegue ser mais econômico e oferecer desempenho similar ao anterior, com motorização maior. Como pode?
Ao contrário da versão 2013, que utilizava a base do Discovery, a nova geração do Range Rover Sport utiliza um monobloco próprio, estrutura que, vale dizer, combina leveza e resistência. Feito de liga de alumínio, o peso do SUV — mesmo contando com mais equipamentos — diminuiu de 2 515 kg na geração anterior para 2 144 kg na atual, o que significa uma redução de 17%. Na prática, além do bom consumo de combustível (5,8 km/l em ciclo urbano e 10,1 km/l em rodovia) e do desempenho na pista de testes (onde precisou de 6s7 para acelerar de 0 a 100 km/h, mérito também do bom câmbio automático de 8 marchas), o utilitário esportivo mostrou ótimo comportamento dinâmico e eficiência nas frenagens.
Como todo modelo da marca, o Range Rover Sport supera com maestria trajetos off-road que seriam capazes de intimidar a maior parte daqueles que investirem R$ 392.500 na versão HSE, a avaliada aqui. Boa parte dessa capacidade se deve ao sistema Terrain Response 2, que ajusta as respostas de freio, acelerador, câmbio e diferenciais para enfrentar melhor diversas situações off-road, como lama, cascalho, pedras, areia, entre outros.
A lista de itens de série da versão HSE também contempla suspensão pneumática, borboletas para troca de marcha, revestimento interno de couro, computador de bordo, navegador, controles de tração, estabilidade e freios ABS, ar-condicionado de três zonas, teto solar, faróis de xenônio e LED, rodas de aro 21”, além do status. Um Porsche Cayenne 4.8 V8 S (R$ 399 000), no entanto, apesar do apelo distinto, pode ser mais atraente.
Conclusão: 8,6
O Range Rover Sport V6 é uma ótima opção para quem quer conforto, espaço de sobra e até mesmo capacidade off-road, mas não faz questão do desempenho extremo da versão V8 SC. E o consumo não é alto, considerando seu porte – Márcio Murta.
Seu bolso
Preço (carro testado): R$ 393.500
Garantia: 3 anos
IPVA (4%): R$ 15.740
Seguro: R$ 7.094
Versão básica: R$ 393.500
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 6s7
Retomada 60-120 km/h em Drive: 7s0
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 27,8
Consumo cidade (km/l): 5,8
Consumo estrada (km/l): 10,1
Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 62,1
Dados da fabricante
Motor V6, dianteiro, transversal; Cilindrada 2.995 cm3; Potência 340 cv a 6.500 rpm; Torque 45,9 mkgf a 3.500 rpm; Câmbio automático, 8 marchas; Tração 4×4; Comprimento 4,85 m; Largura 2,07 m; Altura 1,78 m; Entre–eixos: 2,92 m; Porta–malas 550 litros; Peso 2.144 kg.
Confira nosso vídeo com o Range Rover Sport e o Fiat Fiorino: