As mudanças foram apenas estéticas no novo Peugeot 3008. Para ficar alinhado com o visual dos modelos europeus, o crossover agora exibe a grade dianteira com frisos e contorno cromados, assim como os faróis de neblina. Os principais, que invadem os para-lamas, apresentam um desenho bastante ousado e contam com um filete de LEDs das luzes de condução diurna. Na traseira, as lanternas também ganharam LEDs e o logotipo Peugeot está mais destacado, abaixo do emblema do leão, na tampa do porta-malas.
Sob o capô, nenhuma novidade. O motor é o mesmo 1.6 THP de 165 cv e 24,5 mkgf, originalmente desenvolvido em parceria com a BMW. Trabalhando com um câmbio automático sequencial de 6 marchas, o conjunto proporciona boa dinâmica ao modelo. Mesmo pesando 1.480 kg e sem contar com qualquer apelo esportivo, o crossover consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9s9.
Contudo, na utilização diária, há momentos em que o veículo deixa a desejar, por apresentar certa demora na resposta ao acelerador. Mesmo acionando o kickdown, parece haver um intervalo demasiadamente grande entre a aceleração e a resposta do veículo. Da mesma forma, o câmbio leva algum tempo para trocar de marcha assim que se alivia o pé do acelerador.
Mesmo assim, vale ressaltar que o Peugeot 3008 conseguiu registrar uma boa média de consumo: 8,8 km/l em circuito urbano. Destaque-se ainda o desempenho dos freios, cuja eficiência pôde ser comprovada pela pequena variação de 1,1 m entre a melhor e a pior marcas no teste.
Já disponível por R$ 99.990, o novo 3008, no entanto, perdeu alguns itens de conforto em relação ao anterior. Os bancos, por exemplo, não são mais revestidos integralmente de couro (possuem tecido no centro). O retrovisor interno não é mais eletrocrômico e os externos não têm rebatimento elétrico. Da mesma forma, as cortinas retráteis nos vidros de trás e a luz de cortesia no porta-malas foram abolidas e o estepe, que tinha roda de liga leve, agora tem de aço. Outros “mimos” que se esperam em um carro desse nível, como luz de cortesia nos para-sois e a abertura remota do porta-malas, também não existem.
Mas também não se pode dizer que o 3008 seja um modelo “pelado”, pois ele ainda oferece uma ampla lista de equipamentos, com destaque para o head-up display, o ar-condicionado automático de duas zonas e o teto panorâmico. A central multimídia com navegador integrado (pouco intuitiva, é verdade) também vem de série.
Outras atrações desse Peugeot são a funcionalidade (com inúmeros porta-objetos distribuídos pelo interior, gavetas no assoalho e um generoso compartimento no console central) e o excelente espaço interno.
Média final técnica: 8,2
Média final de mercado: 8,0
Ficha técnica:
Motor dianteiro, transversal, 16V, gasolina; Cilindrada • 1.587 cm³; Potência 165 cv a 6.000 rpm; Torque 24,5 mkgf a 2.000 rpm; Câmbio • automático de 6 marchas; Suspensão dianteira independente; Suspensão traseira independente; Comprimento • 4,36 m; Largura 1,83 m; Altura 1,63 m; Peso • 1.480 kg.
Desempenho
0 a 60 km/h : 4s6
0 a 100 km/h • 9s9
0 a 120 km/h: 13s9
Retomadas
60 a 120 km/h: 10s0
80 a 120 km/h: 6s7
Consumo (gasolina)
Cidade: 8,8 km/l
Estrada: 14,1 km/l
Consumo PECO: 11s1 km/l
Autonomia: 666 km
Frenagem 80 a 0 km/h: 25,2 metros
Frenagem 100 a 0 km/h: 37,9 metros
Preço • R$ 99.990