Enquanto não lança um modelo totalmente novo no Brasil, a Fiat segue reestilizando e modernizando a sua gama atual para não perder espaço no cada vez mais disputado mercado nacional. E a sua mais recente arma nessa batalha é o Palio Fire Way.
Como o nome indica, trata-se de uma versão “aventureira” do hatch (a opção mais barata produzida no país atualmente, sucessora do extinto Mille) e que traz suspensão elevada e reforçada como sua principal característica.
De acordo com a fabricante, são 15 mm a mais em relação ao solo, na comparação com o Palio Fire, sendo que, destes, 10 mm se referem à nova suspensão, enquanto 5 mm ficam por conta dos pneus mais altos. O conjunto ainda conta com molas, amortecedores e batentes novos, a fim de garantir uma condução mais agradável sobre pisos acidentados e não pavimentados.
Ainda segundo a Fiat, a nova versão do Palio Fire teve de passar por ajustes no câmbio, que teve a 2ª marcha e o diferencial encurtados para garantir a agilidade nas respostas, enquanto a 5ª marcha foi alongada, a fim de proporcionar melhor consumo. Tudo isso foi necessário por conta das mudanças de pneus, rodas e suspensão.
Já com relação ao motor não há novidades: o modelo segue com o conhecido 1.0 Fire flex, capaz de gerar 75 cv e 9,9 mkgf (com etanol) e 73 cv e 9,5 mkgf que equipa a versão convencional do Palio, que garante desempenho modesto, mas satisfatório para o veículo.
Mas, embora não tenha passado por nenhuma grande mudança, o câmbio da unidade avaliada mostrou-se muito ruidoso, especialmente quando se acionava a 5ª marcha. De resto, felizmente, não houve razões para críticas.
Visualmente, o Palio Fire Way diferencia-se pelas molduras nas caixas de roda, pela pintura exclusiva das capas dos retrovisores e pelas faixas adesivas com a denominação Way nas laterais, além dos faróis com máscara negra e das rodas de aço aro 14” com pneus 175/65. A versão está disponível apenas na configuração 4 portas.
Por dentro, as novidades são os bancos com novo revestimento e o conta-giros no quadro de instrumentos como item de série. Opcionalmente, pode-se adquirir direção hidráulica, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, ar-condicionado, desembaçador e limpador do vidro traseiro e rádio com entrada USB.
Em movimento, o Palio Fire Way não exibiu comportamento muito distinto do seu “irmão”. Como em qualquer compacto com motor 1.0, o desempenho não é o ponto forte, mas o conforto de rodagem (exceto pelo já citado ruído excessivo do câmbio) não decepcionou.
Da mesma forma, o consumo do Palio “aventureiro” ficou dentro da média, sem empolgar, com 10,3 km/l de etanol. O que pode fazer a diferença para quem está interessado em um automóvel para rodar na cidade é a nova suspensão, mais robusta e adequada para enfrentar buracos e imperfeições tão comuns nas ruas e avenidas do nosso país. Nesse aspecto, vale ressaltar que, apesar da maior altura em relação ao solo, o Palio Fire Way não teve a estabilidade comprometida. De quebra, o modelo ainda mostrou ser capaz de enfrentar até estradas de terra batida sem “castigar” seus ocupantes.
O problema da nova versão é que, apesar das qualidades exibidas, o seu preço (R$ 27.860) não é dos mais convidativos. Ainda mais quando comparada aos R$ 26.790 do Palio Fire 4 portas. Uma diferença de R$ 1.070 que nem todo consumidor deverá estar disposto a desembolsar. Tanto que a própria Fiat está ciente disso e não espera que o Palio Fire Way se torne a versão mais vendida da linha.
Conclusão: Particularmente, considero o Palio Fire Way uma opção muito interessante para quem busca um compacto com motor 1.0 para utilizar na cidade, já que, graças à sua suspensão reforçada, ele pode rodar com mais desenvoltura pelas ruas e avenidas cada vez mais esburacadas de nossas cidades. Além disso, ainda consegue ser razoavelmente econômico e oferece espaço adequado para até quatro adultos. Se a Fiat oferecesse opcionais isolados, e não em kits, que acabam encarecendo demais o carro, ficaria ainda melhor. – Wilson Toume
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 16s2
Retomada 60-120 km/h em 4º marcha: 23s7
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 27,2 metros
Consumo cidade (km/l): 8,4
Consumo estrada (km/l): 12,8
Ruído a 120 km/h em 5º marcha (dB): 68,0 dB
Dados da fabricante
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 999 cm3; Potência 75 cv; Torque 9,9 mkgf; Câmbio manual 5 velocidades; Rodas de aço, 14”; Comprimento 3,82 m; Largura 1,63 m; Altura 1,44; Entre-eixos 2,37 m; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Porta-malas 290 litros; Peso 967 kg.
Seu bolso
Preço (versão avaliada): R$ 417.700
Financiamento (50% de entrada e saldo em 36X): 0,39%
Parcela: R$ 8.063
IPVA: R$ 16.708
Seguro: R$ 7.954
foi exatamente a troca que eu fiz, entreguei um Uno Way 2010 (160 mil KM) básico por um Palio Way 2015 completo (58 mil KM) e não me arrependo, pois o Palio está se saindo mais econômico além de ter mais espaço e conforto. Boa sorte.
Tenho um uno 2012 way, estou pensando seriamente em trocar em um palio way 2015 seria uma boa troca ? Já pensei em outras possibilidades mais moro em zona rural presiso levar em conta a altura do carro …