No ano passado foram comercializadas 12.441 unidades de Fiorino. E apesar de ser um comercial leve, um tipo de veículo que não figura muito por aqui no Carro Online, resolvemos mostrar mais detalhes desse modelo que conquistou tanto sucesso comercial. Para você ter uma noção, o Fiorino vendeu mais do que Chevrolet Sonic e os Peugeot 207 e 308 no mesmo período.
Além disso, ele está totalmente novo. Ganhou frente e cabine do Uno e as lanternas do Doblò, além de equipamentos de segurança e comodidade. Os frisos laterais, que são de série, deixam o modelo com cara de veículo robusto e ajudam na proteção.
Em relação ao modelo anterior o utilitário está 2 cm mais comprido, 2,1 cm mais largo, 2,7 cm mais alto e com entre-eixos 1,4 cm maior. Com isso a capacidade de carga aumentou de 620 kg para 650 kg na nova geração, graças também à nova motorização 1.4 EVO Flex de 88 cv com etanol e 85 cv com gasolina, ambos a 5.750 rpm. O torque com o combustível derivado da cana-de-açúcar é de 12,5 mkgf, que cai para 12,4 mkgf com gasolina, a 3.500 rpm.
Isso fez com que a suspensão traseira fosse modificada e agora ela segue a mesma concepção da picape Strada.
A nova abertura das portas tem melhor manuseio e é possível abri-las em até 180°. Nas portas, caso o consumidor prefira, pode haver vidros e nesse caso a parte divisória, que separa a cabine da parte onde vai a carga, também é composta por vidro. Itens de série importantes são a forração completa do assoalho onde se coloca a mercadoria, há proteção parcial na lateral da carroceria e ganchos para fixação.
Os pneus tem baixa resistência ao rolamento, o que contribui para a economia de combustível. A roda é aro 14 e os pneus tem medidas 175/70 R14.
O interior, derivado do Uno, conta com porta-copos no console central e generosos porta-objetos. Na versão com acabamento “de luxo” o que muda é o painel de instrumentos, que além de contar com o velocímetro, hodômetro total e parcial e indicadores de temperatura e combustível (disponíveis na versão base) ele vem com conta-giros e computador de bordo.
Regulagem de altura do banco do motorista, apoia-pé e volante com regulagem de altura são itens opcionais por mais R$ 306 no “kit comfort”. Se você busca mais comodidade, o pacote “celebration 1” acrescenta ar-condicionado, para-brisas degradê, brake light, itens da versão luxo, faróis de neblina, porta-luvas iluminado, predisposição para rádio, travas e vidros elétricos por R$ 4.596.
A versão que o Carro Online testou também contava com sensor de estacionamento, portas traseiras com vidro, sensor de ré, rádio com USB e pintura metálica que custam, respectivamente, R$ 653, R$ 273, R$ 166 e R$ 1.068 cada, elevando o valor do comercial leve de R$ 39.350 (versão básica) para R$ 46.412.
No nosso teste ele se saiu muito bem na cidade. Vale lembrar que nosso teste foi feito sem a carga completa de 650 kg. O consumo urbano foi bom tanto com gasolina quanto com etanol: 9,8 km/l (G) e 8,0 km/l (E). Já na estrada, os números melhoram para: 12,2 km/l (G) e 10,5 km/l (E), sem carga. Rodando com capacidade máxima, o número, contudo, deverá piorar. Na pista ela conseguiu acelerar de 0 a 100 km/h em 14s6, apenas 2s1 a mais que o Ford Focus 1.6 manual, por exemplo, o que não deixa de ser um resultado ruim. A retomada de 80 a 120 km/h foi feita em 17s6 quando estava vazia. Com 650 kg, a mesma prova foi feita 27s5. As duas avaliações aferidas sempre com a quarta marcha engatada.
A frenagem não foi das melhores, em especial no teste de fadiga com o carro lastreado com 200 kg. Apesar da melhor passagem ter sido feita em 49,4 metros, na décima frenagem consecutiva o Fiorino só parou depois de 58,2 metros percorridos. De 120 km/h até parar, sem carga, ele percorreu 61,2 metros. Com 650 kg “nas costas” foram 74,9 metros para parar completamente. Ou seja, uma diferença 13,7 metros. Na versão 2014 ele é equipado com os agora obrigatórios freios ABS e airbags duplo frontais.
O Fiorino ficou mais moderno e certamente vai continuar, agora com nova aparência, a ser um ótimo produto de venda para a Fiat. Ele pode vir com quatro cores: prata, branco, preto e vermelho.
Conclusão
O Fiorino é, desde 1980 que foi a data de seu lançamento, uma das referências em praticidade e eficiência para quem precisa trabalhar com muito volume de carga. Agora ele vem renovado para reafirmar o compromisso com o frotista. E se o antigo já vendeu, em média, 1.000 veículos por mês no ano passado, em 2014 a aposta da Fiat pode ser ainda maior, assim como o próprio Fiorino.
Seu bolso
Preço (carro testado): R$ 46.412
Garantia: 1 ano
Financiamento: 0,99%
Parcela: R$ 781
IPVA: R$ 1.857
Seguro: R$ 2.590
1º Revisão: R$ 175
Versão básica: R$ 39.350
Nossas medições
Aceleração 0 a 100 km/h: 14s6
Retomada 60 a 120 km/h: 21s9 (vazio) / 39s5 (650 kg)
Frenagem 80 a 0 km/h: 26,3 m. (vazio) / 32,2 m. (650 kg)
Consumo cidade: 8,0 km/l (E) / 9,8 km/l (G)
Consumo estrada: 10,5 km/l (E) / 12,2 km/l (G)
Ruído a 120 km/h: 71,4 dB
Ficha técnica
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.368 cm³; Potência 88 cv (E) / 85 cv (G) a 5.750 rpm; Torque 12,5 mkgf (E) / 12,4 mkgf (G) a 3.500 rpm; Câmbio manual de cinco marchas; Tração dianteira; Comprimento 4,38 m; Largura 1,92 m; Altura 1,90 m; Entre-eixos 2,71 m; Capacidade volumétrica de carga 3.100 litros; Peso 1.117 kg.