A Nissan iniciou as vendas da versão reestilizada do March, modelo agora fabricado em Resende (Rio de Janeiro) e que passa a atender pelo nome de “New March”. Com novo visual na dianteira, retoques na traseira, novo revestimento interno, e pacote de itens de série atualizado, a novidade agora é oferecida em três versões 1.0 16V (Conforto, S e SV) e três configurações com o motor 1.6 (S, SV e SL).

De acordo com a Nissan, além do design externo modernizado e o interior com cores escurecidas (que melhoraram a sensação de qualidade do modelo), o New March recebeu novo revestimento acústico na parede corta-fogo e painel de instrumentos. Os conjuntos motrizes, no entanto permanecem inalterados, com o 1.0 16V produzindo 74 cv e 10 mkgf de torque (mesmo rendimento para etanol ou gasolina) e o 1.6 16V disponibilizando até 111 cv e 15,1 mkgf de força (etanol).

Segundo a marca japonesa, a configuração 1.0 Conforto (R$ 32.990) oferece como principais itens de série ar-condicionado, direção elétrica, limpador e desembaçador do vidro traseiro, volante com regulagem de altura, além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo. A configuração 1.0 S (R$ 34.990) recebe em adição à configuração básica trio elétrico, revestimento das portas em tecido e chave com telecomando para abertura e fechamento das portas.

A versão topo de linha com a motorização 1.0, a SV (R$ 36.990) recebe, além da lista de itens do modelo S, aerofólio com brake light de led, sistema de som com Bluetooth, comandos de áudio no volante, farol de neblina, revestimento exclusivo e rodas de aro 15” com pneus 185/60. As configurações 1.6 S (R$ 37.490) e 1.6 SV (R$ 39.990) oferecem a mesma lista de itens de série das respectivas configurações com o motor de menor cilindrada.

A nova configuração topo de linha do New March 1.6, a SL (R$ 42.990), tem como principais destaques o ar-condicionado automático e digital, novo acabamento interno, alarme, sistema de navegação e entretenimento Nissan Connect (que permite com que o condutor acesse redes sociais e passe endereços da localização de seus contatos diretamente para o GPS) com tela tátil de 5,8”, maçanetas cromadas e rodas de liga leve aro 16” com pneus 185/55.

Como anda o New March SL

O New March recebeu uma série de aprimoramentos, e, notavelmente, a Nissan trabalhou para torná-lo mais atrativo. O foco das atenções foi a dianteira, onde o “rosto com feições inocentes”, deu lugar a um visual mais agressivo e imponente — que, por acaso, lembra o Kia Picanto. A traseira do New March, por sua vez, recebeu retoques mais discretos, enquanto a lateral permanece basicamente inalterada.

O novo revestimento interno também tornou o March muito mais agradável de conviver, uma vez que os tons escurecidos melhoraram a sensação de qualidade no hatch. Os bancos são agradáveis, assim como o espaço interno — inalterado em relação à versão anterior. O porta-malas, com apenas 265 litros, está dentro da média do segmento (Chevrolet Onix e Volkswagen Gol, por exemplo, tem 280 litros).

Se analisado perante o segmento, no entanto, o ponto mais forte do March é o seu custo-benefício. Por R$ 42.990, nenhum outro modelo no mercado oferece o “combo” de ar-condicionado digital e automático, sistema de navegação, tecnologia de conexão em redes sociais, e câmera de marcha ré — além dos demais itens como direção elétrica, trio elétrico, comandos do sistema de som no volante, airbag duplo e freios ABS.

O motor 1.6 16V não passa a sensação de ter desempenho brilhante, apesar de ser elástico: o March conta com o grande auxílio de seu baixo peso para oferecer agilidade no dia-a-dia. O motor do Nissan precisa movimentar apenas 982 kg, ao passo que um Chevrolet Oniz 1.4 LTZ pesa 1.019 kg, e o VW Gol 1.6 Highline, 1.025 kg. O consumo de combustível do hatch da marca japonesa também agrada: com etanol, fez média de 7,5 km/l em ciclo urbano e 11 km/l no rodoviário.

Mas a equação do hatch da Nissan não é recheada apenas de pontos positivos. Os engates do câmbio, por exemplo, não são muito precisos, e, embora a Nissan afirme que tenha investido em uma nova manta acústica na parede corta-fogo do motor e a adição de uma nova manta no painel de instrumentos para diminuir o nível de ruídos, o New March apresentou nível de ruído interno muito superior ao march 1.6 SR que testamos em 2012: a 80 km/h em quarta marcha, o modelo antigo gerava 64,9 dB, ao passo que o modelo atual produz 67,9 dB.

E para acomodar as novas rodas de aro 16” e manter o nível de conforto e durabilidade do sistema, a Nissan aumentou o curso dos amortecedores em 8 mm na dianteira e 9 mm na traseira, o que contribuiu para maior rolagem da carroceria. E os novos pneus 185/55 fornecidos pela Dunlop aparentaram nível de dureza excessivo: além de darem poucos sinais que estão próximo do limite da aderência em curvas, o hatch mostrou considerável dificuldade para tracionar em arrancadas. Assim, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h que era de 9s9 em 2012 (com os pneus 175/60 R15) subiu para 10s4 com o conjunto atual.

A configuração topo de linha do New March ainda precisa melhorar em alguns aspectos, e mostrou ligeira piora em características específicas. Mas, verdade seja dita, também melhorou muito no custo-benefício, tem itens inéditos na categoria, seu consumo de combustível é bom, assim como o desempenho. É uma ótima opção no mercado.

Seu bolso

Preço (carro testado): R$ 42.990

Desvalorização (1 ano): n/a

Garantia: 3 anos

Financiamento (taxa mensal): n/a

Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): n/a

IPVA (4%): R$ 1.519

Seguro: R$ n/d

Revisões até 30.000 km: R$ 717

Versão Básica: R$ 27.490

 

Média final: 5.6  

O Nissan New March 1.6 SL surpreendeu. Embora a suspensão deixe a desejar pelo excesso de rolagem, o isolamento acústico deixe a desejar, e os pneus pudessem oferecer melhor aderência, o hatch é ágil, tem espaço interno dentro da média e é muito bem equipado. Tornou-se um veículo ainda mais interessante. – Márcio Murta Silva

 

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 10s4

Retomada 60-120 km/h em 4a: 22s4

Frenagem 100 km/h – 0 (m): 40,2

Consumo cidade (km/l): 7,5

Consumo estrada (km/l): 11

Ruído a 120 km/h em 5a (dB): 70,4

 

Dados do fabricante:

Motor 4 cilindros, 16 válvulas, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.598 cm³; Potência 111 cv a 5.600 rpm; Torque 15,1 mkgf a 4.000 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 3,82 m; Largura 1,67 m; Altura 1,52 m; Entre-eixos 2,45 m; Porta-malas 265 l; Peso 982 kg 

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