Lançado no início deste ano, a nova geração do MINI Cooper já está à venda no país, e parte de R$ 89.950 na versão com motor 1.5 tricilíndrico turbo, que gera 136 cv e 23,4 mkgf. Aqui, porém, vamos analisar a versão topo de linha, a Cooper S, que conta com o 2.0 turbo de 192 cv, e custa R$ 124.950 trazendo diversos equipamentos de conforto e segurança, incluindo navegador. Além disso, o carrinho também está maior, e cresceu 7 mm na altura, 28 mm no entre-eixo, 26 mm na largura e 98 mm no comprimento.
De acordo com a empresa, a ideia é comercializar 2.800 unidades do modelo até o fim deste ano. Pode parecer pretensioso para um automóvel que ocupa um nicho tão específico, mas, para isso, ela aposta nos motores mais potentes e no conforto ao rodar apresentado pelos novos veículos.
Optamos pela configuração Cooper S por ela representar a maior parte dos MINI vendidos no Brasil. E agora, contando com 192 cv e 30 mkgf de torque produzidos pelo novo motor 2.0 turbo, o pequeno britânico teve reforçada a sua proposta de entregar muito prazer ao dirigir, além de uma boa dose de emoção, proporcionada por sua conhecida — e elogiada — dirigibilidade.
Responsável por 70% das vendas da versão Cooper, o S está disponível em três opções: a de entrada, por R$ 107.950, a Exclusive, por R$ 113.950 e a Top, que custa R$ 124.950. Esta conta com rodas de liga leve de 17”, Head Up Display, ar-condicionado automático de duas zonas, freios com ABS, EBD e controle de frenagem em curvas, controles de estabilidade e de tração, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo por vídeo, controle automático de farol alto e um sistema que identifica riscos de colisão e freia o carro automaticamente, desde que a velocidade seja de até 20 km/h.
Sensor de estacionamento, navegador integrado e sistema multimídia com tela de 8,8” e HD interno de 20 GB são outros equipamentos à disposição.
Além de todos esses itens, o comportamento dinâmico do Cooper S também evoluiu em relação ao anterior. A principal mudança ocorreu na suspensão, que agora é adaptativa. Os amortecedores contam com ajustes eletrônicos que podem ser regulados de acordo com a preferência do condutor. Na opção Normal, nos modos Mid e Green, os amortecedores trabalham com curso maior, proporcionando mais conforto. Já no modo Sport, a suspensão fica mais dura, privilegiando a estabilidade. O compacto premium não está tão confortável quanto um sedã, mas é agradável. Até o nível de ruído interno foi melhorado e, agora, é possível conversar no interior do hatch sem ter de elevar muito a voz.
Outra novidade bem-vinda no modelo é o sistema start-stop, que proporcionou melhoria no consumo de combustível em ciclo urbano. Em nossa avaliação, o carro registrou média de 9,4 km/l na cidade e 13 km/l em rodovias.
As acelerações empolgam, graças aos 30 mkgf de torque e 192 cv. Em nosso teste, a arrancada de 0 a 100 km/h foi feita em 6s7, ou 0s4 a menos que o antecessor. É preciso lembrar ainda que o novo Cooper S é 5 kg mais leve (1.175 kg) que seu antecessor. Essa redução no peso foi conseguida com a utilização de alumínio na estrutura do compacto.
E para quem achava que o espaço de 160 litros disponível no porta-malas do Cooper S era insuficiente, é bom saber que o novo modelo acomoda 51 litros a mais, totalizando 211 litros de capacidade. Mesmo assim, o bagageiro ainda é menor que o de um VW up! (285 litros), por exemplo. Então, se você pretende viajar com ele, é bom limitar a ocupação do carro a, no máximo, três pessoas.
Ficha técnica:
Velocidade máxima (km/h): 235
Motor disposição/número de válvulas: Transversal, 4 cilindros, turbo
Cilindrada (cm³): 1,998
Potência (cv): 192 (G) a 6 000 rpm
Torque (mkgf): 28,5 (G) a 1 250 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): McPherson/ multibraço
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.175/1.655
Porta-malas (litros): 211
Tanque de combustível (litros): 44
Comprimento/largura/altura (mm): 3.850/1.727/1.414
Entre-eixos (mm): 2.495
Preço: R$ 124.900