Quando a nova geração do Hyundai i30 colocou as rodas nas ruas brasileiras, não demorou para surgirem os comentários “ele tem o mesmo motor do HB20?” Se, por um lado ele oferecia a vantagem de aceitar gasolina e etanol, o hatch merecia mais desempenho, além, é claro, de algo que o descolasse do compacto de entrada da marca.
Agora pelo menos parte do problema foi resolvido com a estreia do motor 1.8 16V no modelo. Com 150 cv e 18,2 mkgf de torque, ele entrega o que se espera de um propulsor aspirado moderno e nessa faixa de deslocamento. mudança é que ele só trabalha com o combustível de origem mineral.
Com 0 a 100 km/h na casa de 11s0 e retomadas razoáveis, o i30 1.8 não deixa a desejar quem procura um hatch médio moderno. Claro que ele está longe de repetir o desempenho de um VW Golf 1.4 TSI, sendo que o i30 está muito mais próximo do Ford Focus do que o rival alemão tanto em desempenho como em comportamento dinâmico.
O i30 é um carro agradável, bom de ser conduzido, mas quando você exige mais em termos de dirigibilidade fica nítido que a sua suspensão, em especial no eixo traseiro, não se equipara ao do VW, ainda que o Hyundai utilize sistema silimar (multibraço).
O câmbio segue o automático de 6 marchas. Ele é bom, mas se você compara com a rapidez nas trocas das caixas com dupla embreagem de Focus (também com 6 marchas) e Golf (7 marchas) ele fica um pouco atrás.
Em termos de equipamentos, o i30 completo como o avaliado aqui (catálogo C149), conta com teto solar panorâmico, bancos de couro com acionamento elétrico para o motorista, central multimídia com navegador, faróis de xenônio e câmera de ré, apenas para citar os principais, por R$ 87.000.
Em relação a Golf e Focus, as referências no segmento, ele não traz alguns opcionais, como assistente de estacionamento, detector de fadiga, dentre outros. Tudo bem que, no caso do VW, seu preço, quando todo equipado, beira os R$ 120.000, mas, mesmo assim é melhor ter mais opcionais à disposição.
Em acabamento o i30 segue o mesmo nível dos rivais, que passou a ser bem elevado em suas respectivas novas gerações, sobretudo o visto no VW. Ainda com muito poder no segmento, fruto do sucesso comercial herdado do antecessor, o i30 2014 resolveu a importante questão da motorização e agora deve ganhar uma procura maior. Um forte concorrente para os representantes de VW e Ford, resta saber se ele manterá a aura frente a rivais tão atraentes.
Conclusão: 7,6
A troca de motor fez bem ao i30, apesar dele perder a capacidade de rodar com etanol. Considerando sua média final, ele ainda não consegue superar o VW Golf, o campeão em nosso comparativo de hatches médios. – César Tizo
Seu bolso
Preço (carro testado): R$ 87.000
Garantia: 5 anos
Financiamento (taxa mensal): 1,30%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 1.543
IPVA (4%): R$ 3.480
Seguro R$ 4.376
1ª revisão R$ 220
Versão básica: R$ 71.900
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h 11s2
Retomada 60-120 km/h em Drive 10s3
Frenagem 80 a 0 km/h (m) 27
Consumo cidade (km/l) 7,9
Consumo estrada (km/l) 15,8
Ruído a 120 km/h em Drive (dB) 64,1
Dados da fabricante
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.797 cm3; Potência 150 cv a 6.500 rpm; Torque 18,2 mkgf a 4.700 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração dianteira; Comprimento 4,30 m; Largura 1,78 m; Altura 1,49 m; Entre–eixos: 2,65 m; Porta–malas 378 litros; Peso 1.352 kg.