Para quem não abre mão do prazer ao dirigir e de uma certa dose de emoção, o Honda Civic 1.8 com câmbio manual de 5 marchas oferecia um contraponto entre a sobriedade habitual dos sedãs japoneses e a aptidão dos engenheiros nipônicos para construírem máquinas “divertidas”. 

O carro possuía uma caixa com engates precisos e suaves, o motor com duplo comando de válvulas, subia rapidamente de giros e o sedã arrancava de 0 a 100 km/h em menos de 10s, uma marca boa, considerando-se que ele dispunha de “apenas” 140 cv. Mas o diferencial muito “longo”, que permitia esticar a 3ª marcha até 168 km/h (quando ela deveria proporcionar mais força em baixas rotações) incomodava.

Para 2013, o Civic, enfim, ganhou um câmbio de 6 marchas para resolver esse pequeno desvio de comportamento e, claro, equiparar-se ao maior rival, o Toyota Corolla, que também dispõe de 6 marchas nas versões XLi e GLi. Outra novidade da linha Civic é que apenas a configuração LXS conta com motor 1.8 flex e reservatório de gasolina para as partidas a frio. As demais ganharam propulsor 2.0 e um novo sistema de partida a frio, que dispensa o uso de gasolina.

Além da mudança no câmbio, o LXS ganhou outras três novidades. Agora, ele vem com chave tipo canivete com os comandos de abertura das portas e do alarme, o que demonstra a preocupação da marca com alguns mimos que os consumidores pedem. A forração na parte interna da tampa do porta-malas foi um capricho esquecido no lançamento e lembrado agora. Por último, há conexão Bluetooth, uma necessidade cada vez maior para os consumidores, que não têm tempo a perder, mesmo no trânsito.

Mudou também o jeito como o Civic se comporta na hora de acelerar. Os engates do câmbio ficaram ainda mais rápidos com uma marcha a mais e essa combinação casou bem com o motor.

Em arrancadas, é difícil não ouvir os pneus tentando se agarrar ao asfalto em qualquer saída com o propulsor mais “cheio”. A aceleração de 0 a 100 km/h foi cumprida em 9s4, uma marca 0s5 melhor que a do antecessor. A mesma diferença foi obtida na arrancada até 400 m. 

As retomadas, que antes eram um tanto “chochas” em 3ª marcha, agora agradam pela rapidez. Um dos motivos para isso é que, agora, a 3ª marcha, mesmo mais longa, beneficiou-se do diferencial mais curto (4,625 contra 4,294) com o câmbio de 6 marchas, assim, ela “vive” até os 144 km/h e não “mata” a 4ª marcha como a caixa de 5 marchas fazia anteriormente. Ele é tabelado em R$ 66.890 e se posta como o carro ideal para quem quer mais emoção quando escolhe um sedã. 

Vantagens do câmbio de 6 marchas 

Desempenho ou consumo? Ora, os dois! Por mais que possa parecer que um câmbio de 6 marchas ande mais e, por consequência, beba mais, a história não é bem assim. Com o diferencial encurtado (de 4,294 para 4,625), 1ª marcha bem curta e 3ª marcha um pouco mais longa, o Honda consegue transferir o torque ideal para as rodas em menos tempo e deslocando-se com maior facilidade, desde a saída inercial. Além disso, em trechos de velocidade constante, a utilização da 6ª marcha deve melhorar os níveis de consumo, uma vez que aos 120 km/h o conta-giros não passa das 2.750 rpm. 

Média final: 7,7 

Esse é para quem gosta de dirigir e não fica tanto tempo parado no trânsito. As arrancadas vigorosas e os engates bem precisos aumentam o prazer de dirigir e lhe fazem pensar estar num carro melhor do que ele realmente é. Vale a pena experimentar. – João Anacleto

Seu Bolso 

Preço (carro testado): R$ 66.890
Desvalorização (1 ano): 10,5% 
Garantia: 3 anos 
Financiamento (a.m.): 0% (taxa promocional) 
IPVA: R$ 2.675 
Seguro: R$ 3.200 
1ª revisão: R$ 146,58 
Versão básica: R$ 66.890 

Nossas medições 

Aceleração 0-100 km/h: 9s4 
Retomada 60-120 km/h em 4ª: 15s2
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 25,3
Consumo cidade (km/l): n/a  
Consumo estrada (km/l): n/a 
Ruído a 120 km/h em 6ª (dB): 69,6

Ficha técnica 

Motor: 4 cilindros , dianteiro, transversal; Cilindrada 1.799 cm3; Potência 140 cv a 6 500 rpm; Torque 17,7 mkgf a 4.500 rpm; Câmbio manual, 6 marchas; Tração dianteira; Comprimento 4,52 m; Largura 1,75 m; Altura 1,45 m; Entre-eixos 2,67 m; Porta-malas 449 l; Peso 1.238 kg

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