Ele já foi um dos modelos mais desejados do Brasil na década de 1990, quase um símbolo da abertura aos carros importados. Com seu estilo imponente e motor V8, logo se tornou o meio de transporte preferido de jogadores de futebol e quem queria mostrar status.

O tempo passou e quem anda no Grand Cherokee 2014 nota como o modelo evoluiu ao longo dos anos. Agora com uma boa dose de influência da Fiat, já dona do grupo Chrysler e suas marcas, ele foi beneficiado com o novo motor diesel, por exemplo.

Em conjunto com o câmbio de 8 marchas da alemã ZF, um dos mais modernos e eficientes no momento, o Grand Cherokee Limited Diesel testado aqui desponta como a melhor versão para o utilitário esportivo. Ele oferece bom desempenho, consumo de combustível interessante considerando sua proposta e uma invejável autonomia que beira os 1.000 km.

Na pista, ele precisou de 8s6 para acelerar de 0 a 100 km/h e 12s1 para ir de 0 a 120 km/h. Já as retomadas, levando em conta sua massa de 2.393 kg, surpreenderam. As provas de 40 a 100 km/h, 60 a 120 km/h e 80 a 120 km/h foram realizadas em 7s6, 9s7 e 7s2, respectivamente.

Esperávamos um número melhor para o consumo urbano (7,8 km/l), porém os 12,6 km/l registrados no ciclo rodoviário colaboraram para uma aceitável média PECO (55% urbano e 45% rodoviário) de 12,6 km/l. Com esse valor e seu generoso tanque de combustível para 93 litros de combustível, ele consegue rodar ótimos 920,7 km sem reabastecer.

Claro que você não tem como esperar o comportamento de um esportivo em um carro com 1,80 m de altura e centro de gravidade e suspensão elevados, porém o Grand Cherokee está bem mais estável e quando você passa a rodar com ele – em especial em uma estrada com bom número de curvas – fica nítido como seu comportamento dinâmico passa a transmitir mais segurança. As borboletas para troca de marcha no volante ajudam a conferir um toque de emoção na dirigibilidade.

Com tração integral, reduzida e o Selec-Terrain, dispositivo que coordena eletronicamente o motor, câmbio e freio buscando adaptar o SUV da melhor forma possível para pisos como areia, lama, neve e pedra, ele mantém a boa disposição para o off-road, uma condição imprescindível para um modelo tão emblemático como o Grand Cherokee.

Por R$ 239.900, o Grand Cherokee Limited Diesel é a versão top de linha do SUV e, como se espera, vem bem equipada. Em sua lista de equipamentos de série podemos encontrar as rodas de liga leve aro 20”, faróis bixenon, keyless, bancos de couro sendo os dianteiros com ajuste elétrico, airbags laterais, dianteiros e de cortina, controle de estabilidade e sensor de estacionamento, dentre outros.

A qualidade de acabamento é boa, apesar do grande número de plásticos aparentes. Vale destacar que o Grand Cherokee está longe de ser considerado um carro de luxo nos EUA. Mesmo assim, destaque para o ótimo conjunto de som comandado pela central multimídia (com navegador integrado, um item importante) e que oferece 9 alto-falantes e 506W de potência.

Interessante também é a parte central do painel de instrumentos. Digital, ela é amplamente comfigurável e pode exibir tanto o velocímetro como demais informações do carro. O conta-giros e os indicadores do nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento, contudo, seguem analógicos. Já à venda na rede Chrysler, o Jeep Grand Cherokee desponta como uma ótima opção para quem procura um SUV diesel de grande porte.

Média final: 7,4 

O Jeep Grand Cherokee é um modelo que evoluiu bem ao longo dos anos e é uma ótima opção para quem procura um SUV a diesel de grande porte. Mas assim como seus concorrentes diretos, entre os quais o Land Rover Discovery, seu preço é muito alto. Prepare-se também para arcar com custos de peças e manutenção mais elevados do que a média. Em relação ao Discovery, o Grand Cherokee Limited a diesel só deve uma opção 7 lugares. Se você não faz questão dos dois bancos extras, vale a pena optar por este Jeep. Seu motor é moderno e eficiente, assim como o ótimo câmbio automático de 8 marchas. 

Ficha técnica 

Velocidade máxima: 202 km/h
Motor: dianteiro, longitudinal, V6, 24V
Cilindrada: 2.987 cm³ 
Potência: 241 cv a 4.000 rpm
Torque: 56 kgfm a 1.800 rpm 
Câmbio: automático sequencial, 8 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): independente/multibraço
Peso vazio/cap. máx. de carga: 2.393/580 kg
Diâmetro de giro: 11,3 m
Porta-malas: 457 litros
Peso rebocável (sem freio): 3.500 kg
Tanque de combustível: 93 litros
Pneus: 265/50 R20
Comprimento/largura/altura/entre-eixos (m): 4,82 / 1,94 / 1,80 / 2,91

Seu bolso

Preço (carro testado): R$ 239.900
Garantia: 3 anos 
Financiamento (taxa mensal): 1,31% 
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 4.263 
IPVA (4%): R$ 9.596
Seguro: R$ 7.231 
Versão básica: R$ 239.900

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 8s6
Retomada 60-120 km/h em Drive: 9s7
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 28,7
Consumo cidade (km/l): 7,8
Consumo estrada (km/l): 12,6
Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 64,3 dB

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