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Gol Rallye

Enquanto você lê esta reportagem, os engenheiros da Volkswagen estão trabalhando em um desafio que se tornou uma verdadeira obsessão dentro da empresa: desenvolver novas soluções para reduzir o peso e o atrito dos componentes internos dos motores. Tudo é observado nos mínimos detalhes para alcançar o objetivo. Cada miligrama perdido pode fazer diferença e trazer benefícios para o desempenho.

O preço estimado do Gol Rallye com câmbio manual é de aproximadamente R$ 50.000

O propulsor de 3 cilindros que equipa o recém-lançado up! é um exemplo. O compacto é apertado e espartano em sua versão mais barata, mas é bem difícil achar alguma crítica mais contundente em seu ágil motor 1.0. Agora, a Volkswagen está lançando a sua linha 2015 com uma novidade: o 1.6 MSI, motor da família EA211.

Mas se você quiser comprar um Gol ou uma Saveiro com esse motor 1.6 16V, saiba que isso só será possível no Gol Rallye e na Saveiro Cross, os mais caros. Sim, a atração ainda está restrita a essas duas versões e, segundo a marca, por enquanto não há previsão de ela equipar os demais modelos.

O grande destaque do Gol Rallye 2015 é o novo motor da  família EA211, mais leve e tecnológico, capaz de gerar 120 cv

“O Gol Rallye e a Saveiro Cross têm uma vocação mais esportiva, que se adequa melhor a esse motor”, explica o gerente de engenharia da Volkswagen, José Loureiro. Mesmo assim, é de se lamentar que o novo 1.6 16V de 4 cilindros, com 120 cv não seja oferecido em toda linha 2015 apresentada pela fabricante em março e que começa a ser oferecido nas concessionárias da marca a partir de abril.

O EA211 é produzido na fábrica de motores de São Carlos, SP. De acordo com a Volkswagen, ele exigiu 2,2 milhões de quilômetros em testes de rodagem, 14 100 horas em dinamômetro (o que corresponde a 1,8 milhão de km) e mais de 1 000 testes do novo sistema de partida a frio. “Durante o desenvolvimento, buscamos maior eficiência energética e desempenho. Dessa forma, optamos pelos 4 cilindros”, afirma Roger Tadeu Guilherme, gerente de powertrain da fabricante. “Conseguimos reduzir o atrito das peças que compõem o motor e aplicar recursos tecnológicos inéditos nessa faixa de cilindrada.”

O modelo traz controlador de velocidade

Lembra lá no começo quando falei da perde de peso? Pois a fórmula mágica foi alcançada da seguinte maneira: a Volkswagen afirma que, em comparação à versão anterior (EA111), o motor completo da família EA211 está 15 kg mais leve. Construído em alumínio — e não em ferro fundido —, o bloco ficou 14 kg mais “magro”.  A dieta teve outros ingredientes. A redução de peso foi de 40% no virabrequim, 32% nas bielas e 40% no conjunto pistão e aneis.

No painel, o I-System traz informações  que ajudam a vida do motorista

Por que tamanha malhação para diminuir a massa do motor? Em suma, a ideia é uma só: baixar o consumo de combustível e de emissões, além de melhorar a resposta em baixos regimes de rotação. “A eficiência do conjunto aumenta, à medida em que a inércia e o atrito estão menores”, diz Guilherme.

O retrovisor interno é eletrocrômico

Tudo isso seria conversa para boi dormir se, depois de tanto suor da engenharia, o Gol Rallye não apresentasse um desempenho superior ao de seu antecessor. Antes de levá-lo para a pista de testes, porém, já deu para perceber que o novo motor 1.6 16V funciona bem mais “redondo”. Basta pisar um pouco mais no acelerador para o carro se incumbir de fazer o serviço.

O motor trabalha em sintonia fina com o câmbio manual MQ200, também feito de alumínio e projetado sob medida para o 1.6 MSI.  O conjunto possui uma unidade de comando que indica qual marcha deve ser engatada conforme a circunstância, visando uma condução mais econômica e confortável. É bom lembrar, no entanto, que o Gol Rallye também possui a versão com o câmbio robotizado I-Motion, mais cara.

Durante os testes, o Gol Rallye mostrou que evoluiu. A começar pela aceleração de 0 a 100 km/h, o modelo 2015 cravou 9s7, tempo bem inferior ao do Rallye com o motor EA111, que foi de 11s16. O número não foge muito ao divulgado pela Volkswagen, que é de 9s5. Na hora de fazer uma ultrapassagem, o hatch atual igualmente passa mais segurança ao motorista. Isso porque levou 15s2 na retomada de 60 a 120 km/h, contra 16s3 do antecessor. Segundo a VW, a velocidade máxima é de 190 km/h.

O acabamento tem detalhes cromados, que transmitem maior esportividade

Ainda falando em segurança, o Gol aventureiro mostrou-se mais eficiente nas frenagens. No teste com os freios frios e o carro vazio, ele precisou de 42,3 m para frear vindo a 100 km/h, contra 43,6 m do Gol 2014. Em outra condição, carregado com 200 kg e quente, chegou à imobilidade em 44,4 m, ao passo que a marca do Rallye anterior foi de 46,4 m. Em todas as avaliações de fadiga dos freios, a versão equipada com o motor da familia EA211 obteve números que batem os do EA111.

 A batalha de proporcionar maior leveza e tecnologia ao motor rendeu melhoras no consumo — e nem poderia ser diferente. Na cidade, o Gol Rallye 1.6 16V fez 7,4 km/l e na estrada chegou a 10,7 km/l. Assim, a média PECO (55% urbano e 45% rodoviário) foi de 8,8 km/l. Os números do motor 1.6 8V: 6,8 km/l, 10,1 km/l e 8,2 km/l, respectivamente.

Até o fechamento desta edição, a Volkswagen não havia divulgado o preço do Gol Rallye  (tampouco o da Saveiro Cross). Levando-se em conta que a versão com câmbio manual sai, hoje, por R$ 48.970 (segundo o site da empresa), é possível fazer uma estimativa de que ele chegará a R$ 50.000 aproximadamente. Não é um valor dos mais camaradas, cá entre nós. O motor — grande trunfo do modelo — está mais leve, mas o preço vai pesar um pouco no bolso do consumidor.

O bancos traseiro agora conta  com três encostos de cabeça

Conclusão: 7,7

No visual, o Gol Rallye 2015 ganhou pequenas melhorias. O que faz a diferença mesmo está debaixo do capô: o novo motor 1.6 16V, que dei-xou o carro mais eficiente. O problema deverá ser o preço, porque ele não custará pouco. – Mário Venditti

Seu bolso

Preço estimado (carro testado): R$ 54.800
Desvalorização (1 ano): 9,2% 
Garantia: 3 anos 
Financiamento (taxa mensal): 1,4%
parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 902 
IPVA (4%): R$ 2.000 
Seguro: R$ 2.482 
1ª revisão: R$ 240 
Versão básica (estimativa): R$ 50.000

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 9s7
Retomada 60-120 km/h em 4ª: 15s2
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 25,4
Consumo cidade (km/l): 7,4
Consumo estrada (km/l): 10,7
Ruído a 120 km/h em 5ª (dB): 69,9

Dados da fabricante

Motor 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.598 cm3; Potência 120 cv a 5.750 rpm; Torque 16,8 mkgf a 4.000 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Comprimento 3,92 m; Largura 1,65 m; Altura 1,49 m; Entreeixos: 2,46 m; Portamalas 285 litros; Peso 1.043 kg

Saveiro Cross

Motor novo também na Saveiro Cross 

O Gol Rallye não foi o único privilegiado a receber o motor 1.6 da família EA211. A picape Saveiro também ganhou esse “coração” revigorado – com 16 cv a mais –, mas apenas na versão Cross. Segundo a Volkswagen, o modelo pode chegar a 182 km/h quando abastecido com etanol e acelera de 0 a 100 km/k em 10 s. Nos testes da Carro, a versão anterior acelerou em 13s5. Além do motor, a a versão aventureira da picape incorporou outras novidades na sua linha 2015, como o CD player double DIN com sistema SD card e USB e volante de couro com comandos de som e telefonia. Na lista de opcionais, a novidade é o kit que contém controlador de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular. 

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