Certa vez, ouvi um chef de cozinha dizendo que quando visita um restaurante italiano que não conhece, pede primeiro um espaguete com molho de tomate. “Se eles não souberem fazer o básico, então não posso pedir pratos mais elaborados”, explicou.

E a recém-chegada Geely mostra que apesar de seguir a mesma filosofia das demais marcas oriundas da China (preço acessível e bom número de equipamentos), ela sabe fazer bem o básico sem muitas ousadias. Assim, pode se tornar uma nova referência de carro chinês.

Mas não espere do EC7 — o modelo que avaliamos aqui — o acabamento de uma marca alemã premium. O interior é correto, mas sem destaques. E, como outros modelos daquele país, o carro é bem equipado, com ar-condicionado digital, direção hidráulica, freios com ABS e EBD, além de trio elétrico e alarme.

O que mais chama a atenção no Geely é o bom espaço interno, incluindo o porta-malas. O Nissan Versa foi muito elogiado quando chegou ao Brasil em 2011 por oferecer um compartimento de bagagens com 460 litros de capacidade e 0,36 m de espaço para as pernas no banco traseiro. O EC7 não dispõe de tanta área para os passageiros (0,25 m), mas, em compensação, dá um show em termos de porta-malas, pois acomoda incríveis 670 litros!

Em relação ao Nissan, é uma vantagem de 210 litros. Ou seja, a diferença entre o Versa e o Geely é maior que o bagageiro do Chery QQ (190 litros). Resumindo: o dono de um Geely EC7 pode se gabar de ter um carro com porta-malas tão grande quanto a caçamba de uma picape pequena, pois a Fiat Strada Cabine Dupla acomoda “apenas” 680 litros.

Mas, com todo esse espaço, o sedã bem que poderia ter um motor mais potente. Comparando com o Ford Focus 1.6 abastecido com etanol, o Geely (que tem motor 1.8) leva desvantagem de 5 cv com seu motor movido a gasolina. Ele entrega bons 130 cv e 16,9 mkgf, mas que surgem a elevados 4.400 rpm (torque) e 6.100 rpm (potência), o que obriga o motorista a trabalhar bem com o câmbio. Não é à toa que o carro “sofre” um pouco para ganhar velocidade, principalmente quando carregado.

Já na pista de testes, o EC7 conseguiu acelerar de 0 a 100 km/h em 11s5, enquanto o Ford Focus citado anteriormente foi 1s0 mais lento. Um dos fatores que explicam essa diferença são os 80 kg a mais do Ford, já que o Geely pesa apenas 1.280 kg.

O câmbio, por sua vez, tem marchas longas, que não contribuem para a agilidade do sedã. Mas, ao checar o consumo, a falta de rapidez do carro poderá ser esquecida: foram 10 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada. Ou seja, com um tanque com 50 litros de capacidade, é possível viajar de São Paulo até o Rio de Janeiro e retornar sem abastecer.

No quesito visual, embora passe despercebido no trânsito, o logotipo na grade dianteira, que lembra o da norte-americana Cadillac, chama a atenção. Alguns motoristas até chegaram a indagar: “é chinês?” É, tem detalhes que não dá para disfarçar.

Por dentro, o Geely EC7 exibe muitas peças plásticas, mas o visual, de maneira geral, é original, sem parecer cópia de nenhum outro carro. A ergonomia é correta e não há rebarbas ou peças mal encaixadas, o que já é uma vantagem em relação a alguns conterrâneos. Os bancos, apesar do ajuste lombar para o motorista, são duros. Nas portas a fabricante teve preocupação com qualidade, revestindo-as parcialmente de tecido. E a tampa do porta-luvas tem abertura suave, como em modelos mais caros.

De acordo com Oswaldo Jardim, diretor de pós-vendas da Geely, as revisões do EC7 terão preço fixo e serão feitas a cada 10 000 km. Se você não tem preconceito e busca um sedã espaçoso, eis uma opção interessante.

Conclusão: 6,1

Econômico e espaçoso, o Geely EC7 mostrou qualidades para agradar os brasileiros, sem falar no preço atraente (R$ 49.900). Porém, uma rede com apenas 15 concessionárias no Brasil é um empecilho para o sucesso. — Vinícius Montoia

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 11s5
Retomada 60-120 km/h em 4ª: 21s8
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 26
Consumo cidade (km/l): 10
Consumo estrada (km/l): 16,7
Ruído a 120 km/h em 5ª (dB): 65,4

Dados da fabricante

Motor 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal; Cilindrada 1.792 cm3; Potência 130 cv a 6.100 rpm; Torque 16,9 mkgf a 4.400 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 4,63 m; Largura 1,79 m; Altura 1,47 m; Entreeixos: 2,65 m; Portamalas 670 litros; Peso 1.280 kg.

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