Se você mora na cidade e gosta de praticar esportes radicais nos finais de semana, saiba que a Ford preparou uma boa opção de picape para você. É a nova Ford Ranger Sport, que chega por R$ 67.990 baseando-se na lista de equipamentos da versão XLS e que quer, assim como você, se divertir frequentemente. 

A Ford já oferece uma versão cabine simples por R$ 61.990 que vem com o motor 2.5 flex de 173 cv e 24,7 mkgf de torque acoplado ao câmbio manual de 5 marchas, os tradicionais airbag duplo e freios ABS e EBD (controle eletrônico de distribuição de frenagem), ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve de 16” e travas elétricas.

A versão Sport acrescenta diferenças consideráveis em relação à Ranger “comum”. Há pliques no para-choque dianteiro, faixas nas laterais e caçamba, rodas de liga leve aro 17” (na XLS elas têm aro 16”), adesivo Sport, Santo Antônio preto, e soleira com o nome da versão. Dentre os opcionais destacam-se os retrovisores e vidros elétricos, som com tela de 4,2” com conexão bluetooth e entrada USB, comando de áudio no volante e controle de velocidade de cruzeiro, que somam R$ 6.000. 

Mas não vá para a concessionária achando que ela vai subir paredes e arrastar montanhas. Se essa é a ideia, considere a versão cabine simples da picape com motor 3.2 diesel e tração 4×4 por R$ 93.890. Na Ranger Sport não há tração 4×4, item que poderá fazer falta para os que gostam de encarar lamas e terrenos mais íngremes, mas a caçamba oferece bons 1 800 litros de capacidade e ela carrega até 1.455 kg de carga. Logo, sobra espaço para acomodar pranchas de surf, barracas para acampamento, etc. Esse é o foco da Ranger Sport. 

A Ford diz que não há concorrente para a Ranger, pois ela tem cabine simples e nenhuma rival direta oferece esse tipo de cabine. A Chevrolet tem em sua gama uma versão com cabine simples da S10, mas ela é comercializada somente para frotistas. Comparada a configuração com cabine dupla, a Ranger Sport consegue transportar 114 kg a mais. 

Mas a picape com cabine dupla não é tão desconfortável quanto a Sport. Com a caçamba vazia, a nova versão sacode de tal forma que o sistema de retenção dos cintos de segurança foi acionada em várias situações ao passar por trechos de asfalto mais irregular ou sobre alguma lombada. 

O consumo ficou longe de empolgar. A média foi de apenas 4,5 km/l na cidade com etanol e 6,7 km/l na estrada. O mesmo motor, na versão com Cabine Dupla, obteve 4,7 km/l na cidade, mas na estrada registrou apenas 6,2 km/l. A Ranger Sport também ficou devendo na aceleração de 0 a 100 km/h, na qual precisou de 12s5 contra 11s8 registrado pela versão com cabine maior. 

Conclusão: 6,2

A Ranger Sport ganhou visual mais robusto na parte da frente e equipamentos que compensam o investimento de R$ 67.990. Mas o motor flex precisa de mais torque e, por ser uma versão aventureira, de tração 4×4. – Vinícius Montoia

Seu bolso

Preço (carro testado): R$ 67.990
Garantia: 3 anos 
Financiamento (taxa mensal): 1,1%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 1.038 
IPVA (4%): R$ 2.720 
Seguro: R$ 3.290 
1ª revisão: R$ 596 
Versão básica: R$ 67.990

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 12s5
Retomada 60-120 km/h em Drive: 17,8s
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 26,1
Consumo cidade (km/l): 4,5
Consumo estrada (km/l): 6,7
Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 69,3

Dados da fabricante

Motor 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal; Cilindrada 2.498 cm3; Potência 173 cv a 5.500 rpm; Torque 24,7 mkgf a 4.250 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração 4×2; Comprimento 5,35 m; Largura 1,85 m; Altura 1,80 m; Entreeixos 3,22 m; Caçamba 1.800 litros; Peso 1.745 kg

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