Ford Ka SEL 1.5

Não era segredo para ninguém que a nova geração do Ford Ka contaria com uma versão equipada com o conhecido motor 1.5 Sigma flex, capaz de gerar 109,6 cv e 14,9 mkgf (com etanol). Uma coisa, porém, é imaginar como o novo carro se comportaria com o novo propulsor. Outra, bem diferente, é poder avaliar o modelo.

Ford Ka SEL 1.5

Pois o comportamente dinâmico do Ka 1.5 agradou muito além do esperado. O motor responde prontamente ao acelerador, proporcionando um comportamento ágil, ideal para o trânsito urbano, e a direção, com assistência elétrica, também garante facilidade nas manobras.

Ford Ka SEL 1.5

A versão avaliada, a SEL, é a mais sofisticada da gama e, por conta disso, não deixa nada a desejar em termos de conforto. Ar-condicionado, computador de bordo, sistema multimídia Sync (com entradas auxiliares e conexão Bluetooth), vidros e travas com acionamento elétrico, computador de bordo, a já citada direção com asistência elétrica… está tudo presente na versão. De se estranhar apenas a ausência do ajuste elétrico dos retrovisores, indisponível mesmo como opcional. Quem desejar o equipamento terá de adquiri-lo como acessório na concessionária. 

Ford Ka SEL 1.5

Mas, mesmo tratando-se da versão topo de linha, o Ka SEL 1.5 apresentou alguns problemas inadmissíveis em um veículo com essa denominação. O volante da direção, por exemplo, apresentava um ruído irritante, causado pelo contato das partes plásticas ao esterçar. A tampa do porta-malas, por sua vez, exigia força extra na hora de fechá-la. Para piorar, ela não possui tranca. Ou seja, a cada tentativa mal-sucedida era preciso inserir a chave na fechadura para abri-la ou acionar o controle remoto. Desagradável.

Ford Ka SEL 1.5

Com preço anunciado de R$ 40.390 (versão de entrada), o Ka 1.5 pode chegar a R$ 44.990 na configuração SEL e deverá disputar espaço com os demais hatches compactos do mercado, como VW Gol, Fiat Uno e Palio, Renault Sandero e Chevrolet Onix, por exemplo. É possível que ocorra até alguma “canibalização” com o New Fiesta, mas, para os executivos da Ford, esse risco é pequeno e, desde que o consumidor permaneça na marca, aceitável.

Para quem deseja um compacto com visual moderno, espaço razoável, desempenho satisfatório e bom nível de equipamentos, o Ka 1.5 pode ser a opção mais adequada.  

NOSSAS MEDIÇÕES

Aceleração 0-100 km/h: 10s2
Retomada 60-120 km/h em Drive: 18s8
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 24,2
Consumo cidade com etanol (km/l): 7,8
Consumo estrada com etanol (km/l): 11,6 
Ruído a 120 km/h em 5º marcha (dB): 67,0 

SEU BOLSO

Preço (versão avaliada): R$ 44.990
IPVA (4%): R$ 1.799
Seguro: R$ 2.854

FICHA TÉCNICA

Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V; Cilindrada 1.499 cm3; Potência 105 cv a 5.500 rpm; Torque 14,9 mkgf a 4.250 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Rodas liga leve, 15”; Comprimento 3,86 m; Largura 1,69 m; Altura 1,52 m; Entre-eixos 2,49 m; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Peso 1.034 kg

Share This