Se você procura um Focus hatch com câmbio manual, saiba que só irá encontrá-lo equipado com o motor 1.6 flex de 135 cv (com etanol), pois o 2.0 só é oferecido com a caixa robotizada PowerShift. Mas, quer saber? Ele é bem equipado, confortável e agradável de ser conduzido. Além disso, o seu visual é praticamente igual ao do das versões mais sofisticadas. Só não espere que esse Focus brilhe no quesito consumo de combustível.
Com relação ao câmbio, ele tem manuseio agradável. As trocas são precisas e suaves e as marchas têm relações que proporcionam agilidade, sem prejudicar o conforto ao rodar.
Entre os equipamentos de série, este Focus traz sistema multimídia Sync, com rádio, CD player compatível com MP3, entrada USB, conexão Bluetooth e comandos por voz, além de quatro alto-falantes e dois tweeters. Já a relação de itens de segurança inclui, além dos airbags frontais e freios com ABS (que são obrigatórios), airbags laterais (dois), bancos e volante com revestimento de couro, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro, faróis de neblina, freios a disco traseiros, distribuidor eletrônico de frenagem EBD e rodas de liga leve aro 16”.
Com todos esses itens, o Focus SE 1.6 custa R$ 63.990, mas, mesmo assim, sente-se a falta de um assistente de partida em rampas, por exemplo, que está presente na versão com câmbio PowerShift, e que seria mais bem-vindo em um modelo com caixa manual.
Com relação ao comportamento na cidade, o motor 1.6 com 135 cv e 16,7 mkgf exibiu um consumo acima da expectativa, com média de 6,3 km/l. Já na estrada, o consumo foi razoável: 11,2 km/l. Em termos de desempenho, o Focus precisou de 12s5 para acelerar de 0 a 100 km/h. Para efeito de comparação, o modelo com câmbio PowerShift (avaliado em nossa edição de novembro passado) cumpriu a mesma prova em 11s7, além de ter apresentado um consumo ligeiramente melhor (6,8 km/l).
Resumindo, se você procura um hatch médio com visual atual, bem equipado e agradável de ser conduzido, o Focus SE 1.6 com câmbio manual é uma opção interessante. Mas, se comodidade é a sua prioridade, é melhor investir um pouco mais na versão com caixa robotizada.
Média final: 6,8
Embora este Focus seja bem equipado, confortável e bom de dirigir, ele mostrou consumo de combustível mais alto que o da versão com câmbio PowerShift. Além disso, o valor do seu seguro é mais caro. – Vinícius Montoia
Seu bolso
Preço (carro testado): R$ 63.990
Garantia: 3 anos
Financiamento (taxa mensal): 0%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 847
IPVA (4%): R$ 2.560
Seguro: R$ 3.210
1ª revisão: R$ 248
Versão básica: R$ 60.990
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 12s5
Retomada 60-120 km/h em 4ª: 17s5
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 25,2
Consumo cidade (km/l): 6,3
Consumo estrada (km/l): 11,2
Ruído a 120 km/h em 5ª (dB): 66,3 dB
Dados da fabricante
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.597 cm3; Potência 135 cv a 6.500 rpm; Torque 16,7 mkgf a 5.250 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 4,35 m; Largura 1,82 m; Altura 1,48 m; Entre–eixos: 2,64 m; Porta–malas 316 litros; Peso 1.310 kg.
Os testes da Revista Carro nos veículos Flex sempre são feitos com Etanol.
Qual o combustível utilizado no teste? Gasolina ou álcool?
Consumo de combustível muito alto.