Jaguar F-Type S

A última vez que tive a oportunidade de colocar as mãos em um Jaguar de apelo esportivo foi o a bordo de um XKR-S. O veredito? Um excelente carro, com ótimo acabamento, visual instigante, porém faltava um “que” mais visceral ao cupê. Era nítido como ele ainda se sentia muito preso ao compromisso da Jaguar em entregar certa dose de conforto aos ocupantes.

Mas, enfim, a marca resolveu abrir certas concessões no projeto do F-Type e o resultado ficou excelente. Dentro do conversível é claro que você ainda encontra o ótimo padrão de acabamento característico da marca e soluções – como as saídas de ar que se erguem no alto do painel – criam todo o refinamento que se espera encontrar em um carro de R$ 479.900, preço da versão intermediária S testada aqui.

Prova de que a Jaguar não teve medo de deixar esse felino mais arisco é o momento da partida. Ao toque do botão de ignição o F-Type acorda com o urro de seu V6 sobrealimentado por compressor e já mostra do que seus 380 cv são capazes.

Jaguar F-Type S

Aliás, vale uma observação aqui. O F-Type conta com um interessante sistema de escapamento ativo composto de válvulas com controle eletrônico posicionadas na parte final do escape. Em situações de aceleração plena, por exemplo, elas alteram o percurso dos gases fazendo com que eles fluam de maneira mais direta, resultando em uma “sinfonia” instigante.

Mas vamos ao que interessa: a hora de dirigir o F-Type.

E de cara ele já transmite a mensagem para o motorista: cuidado, eu sou rápido, muito rápido! De fato o Jaguar saiu-se bem na pista de testes, onde registramos praticamente os mesmos tempos de desempenho declarados pela fabricante. Em apenas 4s9 ele atingiu 100 km/h e, em 6s5, o velocímetro já acusava 120 km/h no painel. O 0 a 400 m, uma prova que fornece uma boa noção de performance, foi realizada em ótimos 13s1.

Jaguar F-Type S

Nós ainda não tivemos contato com o F-Type V8, mas, que saber? O V6 S já atende tão bem as necessidades em termos de desempenho do que se espera em um carro de rua que essa parece ser a versão ideal deste Jaguar.

Seu V6 consome doses cavalares de gasolina? Claro que ele não é um carro que vai se destacar pela frugalidade, mas o F-Type surpreende considerando sua proposta. Na cidade ele alcançou média de 6,1 km/l, mas na estrada a parcial de 11,2 km/l pode até ser considerada animadora. Só que convenhamos: quando você tem quase meio milhão de reais para comprar um carro e 380 cv à disposição no pé direito, o quanto você vai usar de gasolina certamente não será algo que vai fazê-lo (a) desistir da compra.

Excelente é o conjunto formado pela suspensão e os freios. O F-Type, mesmo com suas rodas aro 20” e a baixa altura em relação ao solo faz o máximo que pode para filtrar as imperfeições do piso. E olha que durante nosso período de avaliações não faltaram buracos, lombadas e valetas por aí… Quem mora na cidade de São Paulo (assim como deve ocorrer em grande parte do país) sabe bem do que estou falando.

Jaguar F-Type S

A suspensão, assumidamente mais rígida do que qualquer Jaguar, permite ao F-Type um comportamento dinâmico ímpar. Praticamente “grudado” no chão, ele transmite muita segurança para explorar tudo o que ele é capaz de oferecer. Por falar nisso, o câmbio de 8 marchas, uma das melhores transmissões atualmente, oferece a opção de trocas sequenciais (inclusive por meio de borboletas no volante) e é extremamente ágil na atuação.

Não que isso seja um problema, uma vez que você não vai comprar um esportivo conversível pensando em porta-malas, mas esqueça levar muita coisa no compartimento de 196 l do F-Type. Mesmo assim, os dois passageiros que ele pode acomodar se instalam com muita comodidade – e sem aperto – nos bancos esportivos. Vale destacar que eles têm ajuste elétrico e, como um mimo extra, é possível regular o volume das abas laterais, ajustando-as da melhor forma possível ao corpo.

Um esportivo puro-sangue, com comportamento menos gentleman e mais hooligan, algo raramente visto em um Jaguar, o F-Type agrada em muitos aspectos. É, sem dúvida, uma das melhores opções entre os roadsters de luxo do mercado, em especial na versão V6 S mostrada aqui.

Jaguar F-Type S

Média final: 8,2

Poucos carros conseguem conciliar tão bem prazer ao dirigir, ótimo comportamento dinâmico e um bom motor com muito luxo e exclusividade. Se você quer um roadster com essas características, o F-Type S é a escolha certa. –  César Tizo

Seu bolso

Preço: R$ 479.900
Garantia: 1 ano 
IPVA (4%): R$ 19.196 

Nossas medições

Aceleração 0-100 km/h: 4s9
Retomada 60-120 km/h em Drive: 5s0
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 22,9
Consumo cidade (km/l): 6,1
Consumo estrada (km/l): 11,2
Ruído a 120 km/h em Drive (dB): 66,3

Dados da fabricante

Motor 6 cilindros em V, dianteiro, sobrealimentado por compressor, gasolina; Cilindrada 2.955 cm3; Potência 380 cv a 6.500 rpm; Torque 46,9 mkgf a 3.500 rpm; Câmbio automático, 8 marchas; Tração traseira; Comprimento 4,47 m; Largura 1,92 m; Altura 1,29 m; Entre-eixos 2,62 m; Suspensão dianteira e traseira independente, adaptativa; Porta-malas 196 litros; Peso 1.614 kg

Confira abaixo um vídeo feito por nosso repórter Márcio Murta para o site Alta RPM no qual é possível ouvir o “rugido” da fera! Vale a pena: 

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