Chevrolet Cruze Sport6 2015

Em nossa edição anterior, você conferiu o teste com o Chevrolet Cruze 2015. Agora, é a vez de avaliarmos a opção hatch Sport6, que chegou às concessionárias simultaneamente com a três-volumes. Mas, antes de prosseguir, vale explicar que o número 6 na denominação do Cruze avaliado aqui é uma alusão ao número de marchas do câmbio, tanto na versão manual quanto na automática. E isso vale desde o modelo anterior do Chevrolet.

A nova geração da caixa automática, que traz como novidade uma embreagem no conversor de torque, deixou a convivência com o Cruze Sport6 bem mais agradável. Não só as trocas estão mais rápidas (ganho de 50%, de acordo com a fabricante) como as respostas do conjunto parecem bem mais “espertas”.

Para oferecer mais requinte, o interior da versão LTZ passa a ser bicolor

Agora capaz de realizar reduções duplas e triplas, o câmbio GF6-2 trabalha de uma forma mais harmônica com o competente motor 1.8 16V. Apesar das respostas ao pedal do acelerador surgirem de uma forma mais suave (um pedido dos clientes, justifica a fábrica), a caixa “interpreta” bem quando o motorista precisa fazer uma manobra com rapidez, como uma retomada, por exemplo, e atua de forma satisfatória.

O comportamento dinâmico do Cruze Sport6 continua muito bom, apto a enfrentar rivais tão competentes nesse assunto como o Ford Focus e o Volkswagen Golf. O destaque vai para sua direção, com respostas rápidas e bem voltada ao gosto esportivo. Até mesmo o volante, compacto e de boa empunhadura, colabora para criar um ambiente que estimula o prazer ao dirigir.

Câmbio oferece respostas mais rápidas e segue com 6 marchas

Fora isso, o Cruze Sport6 passa a contar com a nova grade dianteira, também aplicada no sedã, e com para-choque frontal que incorpora as luzes diurnas de LED. As rodas de liga leve de 17” presentes na versão topo de linha LTZ, como a testada aqui, possuem novo desenho. A parte traseira, do Cruze Sport6, entretanto, não apresenta nenhuma novidade significativa.

Por dentro o Cruze Sport6 LTZ agora conta com revestimento de couro bicolor (preto e marrom) e os vidros são fechados quando o travamento por controle remoto na chave é acionado. Por falar na chave, ela também passa a contar com a função que permite ligar o carro remotamente, um recurso que vale mais pela conveniência. Enquanto isso, a nova geração do Cruze não tem previsão para estrear no Brasil.

As rodas de liga leve passam a contar com novo visual na linha Cruze 2015

Ficha técnica:

Velocidade máxima (km/h): 196
Motor disposição/número de válvulas: dianteiro, transversal, 16V
Cilindrada (cm³): 1.796
Potência (cv): 140 (G)/144 (E) a 6.300 rpm
Torque (mkgf): 17,8 (G) a 3.800 rpm/ 18,9 (E) a 3.800 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): McPherson/eixo de torção
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.450/442
Diâmetro de giro (m) (esq./dir.): 10,5
Porta-malas (litros): 402
Tanque de combustível (litros): 60
Pneus (veículo testado): 225/70 R17
Comprimento/largura/altura (mm): 4.528/1.790/1.477
Entre-eixos (mm): 2.685

Nossas medições 

Aceleração

0-60 km/h (m): 5s3 (47,9)
0-80 km/h (m): 8s3 (107,1)
0-100 km/h (m): 12s (201,2)
0-120 km/h (m): 17s6 (372,6)

Retomada

40-100 km/h em Drive: 9s4
60-120 km/h em Drive: 12s3
80-120 km/h em Drive: 8s6

Consumo

Cidade: 5,9 km/l
Estrada: 9,7 km/l

Preço: R$ 88.180 (carro testado)

 

 

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