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Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Números são bons para um motor turbo, mas poderiam ser melhores para um motor 1.0

Após 7 meses do lançamento da linha Kardian no Brasil, a Renault acrescentou uma nova versão baseada na Evolution, mas com câmbio manual. Com a nova opção ao consumidor, o Renault Kardian manual mantém o motor turbo TCe de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, e passa a ser o primeiro carro no Brasil com motorização turbo e câmbio manual.

O SUV compacto tem 4,11 metros de comprimento, entre-eixos de 2,60 m, largura de 1,74 m sem considerar os retrovisores e altura de 1,59 m contando com as barras de teto que são modulares. Os 20,9 cm de altura livre do solo, ajudam a proporcionar conforto em conjunto com o sistema de suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

Durante nosso teste, o Renault Kardian Evolution MT demonstrou bom escalonamento das marchas com bons engates, sem folgas. A Horse, que é a desenvolvedora do motor turbo TCe do Renault Kardian, também é a fabricante da nova caixa de câmbio utilizada no SUV compacto, ou seja, não é a mesma transmissão manual utilizada nos modelos Logan e Sandero. A caixa manual JX22 é produzida pela Horse em Portugal e importada para instalação no modelo.

Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Claro que, as trocas de marchas nas versões com câmbio automatizado de dupla embreagem são mais rápidas e suaves, já que não há interferência do condutor durante o processo, porém, os níveis de consumo de combustível não estão distantes.

Consumo

Ao rodarmos com o Kardian abastecido com gasolina, o consumo de combustível em cidade ficou na faixa dos 12,6 km/l. Já em trechos rodoviários, os números subiram para 14,2 km/l. A Renault divulga que a versão manual tem números de consumo com gasolina de 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Abastecido com etanol, os números são de 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l em estrada.

Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

As versões com transmissão automatizada de dupla embreagem, apresentam números de consumo de 13,1 km/l em cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina e, 9,0 km/l e 9,7 km/l, respectivamente, abastecido com etanol.

Os números de consumo em cidade foram um pouco melhores do que os divulgados pela Renault, porém, em comparação com as versões automatizadas, os números não ficaram distantes.

Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Vale a pena?

Em menos de um ano da linha Kardian, já foram vendidas 13.124 unidades até o mês de setembro, de acordo com os dados da Fenabrave. O lançamento da versão manual foi no mês de outubro, então nos próximos meses podemos acompanhar o impacto que a versão manual pode trazer para a linha.

Em termos de preço, a versão Evolution manual parte de R$ 106.990, o que é um bom preço se considerarmos que é o único carro com motorização 1.0 turbo e câmbio manual. O seu concorrente direto, Fiat Pulse Drive MT, utiliza um motor 1.3 aspirado, e tem preço a partir de R$ 107.990.

A primeira e mais “barata” versão entre as automáticas da linha Kardian parte de R$ 118.090. A diferença de preço entre as versões manual e automática não estão muito distantes, o que pode acarretar, exclusivamente, na escolha entre uma versão ou outra, o gosto do consumidor.

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