Sedã chega a 22km/l com maior desempenho do que a antiga geração

Texto: Marcos Camargo Jr.

Depois do fim do Civic nacional a Honda parece não ter dado tanta atenção a um produto muito forte. Importado da Tailândia hoje o Civic híbrido é só um coadjuvante para atender os fãs do carro médio icônico da marca. Eficiente na proposta ele mostra evoluções apesar do preço elevado de R$ 265 mil.

Mas por que tão caro?

O Civic Híbrido vem importado da Ásia onde não há um acordo que permita redução de impostos como no caso do México ou Argentina. É posicionado quase como um sedã premium, o Civic veio naturalmente vem mais caro que o anterior deixando bem distante do Corolla híbrido que está na faixa dos R$ 190 mil mas é feito no Brasil.

O Honda Civic híbrido trouxe a tecnologia que estreou por aqui no Accord e promete consumo de 18,3km/l na cidade e 15,9km/l na estrada segundo o Inmetro. Ao longo do nosso teste, porém, mesclando circuito urbano e rodoviário a nossa média ficou em bons 22km/l.

O visual no entanto é bem conservador tal qual seu irmão maior (sim é irmão por usar a mesma plataforma). A dianteira avançada traz ampla grade enquanto o farol guarda semelhança com o antigo modelo nesta 11ª geração. Ainda na dianteira o logotipo da Honda tem moldura azul, padrão dos carros híbridos da marca. A área envidraçada está mais ampla e na lateral há uma marcada linha de cintura mais alta além de um friso cromado que termina mais largo na coluna C. A traseira também é mais conservadora com lanternas amplas e desenho da tampa do porta malas (feito em uma resina especial) traz um bico que remete a um aerofólio. Mas é ao volante que o Civic híbrido irá conquistar o motorista em busca de desempenho e esportividade.

Dimensões do Civic Híbrido

O Civic parece um pouco maior e mais largo graças ao design que a Honda chama de “Low & Wide” (baixo e largo) bem inspirada no Accord. A distância entre-eixos cresceu 35mm (agora com 2,73m enquanto a geração anterior tinha 2,70m), as bitolas estão mais largas e agora o sedã mede 4,67m de comprimento (antes eram 4,64m), 1,43m de altura (igual à geração antiga) e 1,80m de largura (1cm maior). Vale notar que a nova geração está 164kg mais pesada somando 1449kg e o porta malas de 495kg perdeu 30 litros de capacidade.

Conforto a bordo

O Civic tem uma nova linguagem com acabamentos de posição horizontal que o fazem parecer maior. Há novo cluster que é digital de 10 polegadas mas a mesma linguagem visual de antes, novo volante e multimídia de 9 polegadas agora com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio e com controle e monitoramento de uso de potência do motor híbrido. O Civic híbrido traz sistema Honda Sensing com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, detecção de carros e pedestres por câmera, farol automático (em LED para todo o sistema de iluminação do carro) entre outros recursos.

Motor híbrido

A grande novidade no Civic está na motorização com o sistema e:HEV que é um híbrido puro. O motor 2.0 quatro cilindros de ciclo Atkinson a gasolina aspirado desenvolve 143cv e 19kgfm de torque combinado com dois motores elétricos elétricos (somando 184 cv e 32,1 kgfm) alimentado por baterias de íons de lítio com 72 células sob o assento traseiro mas “só” 1,05 kWh. A transmissão “e-CVT” atua como um controle elétrico simulando a troca de marchas no sedã. Assim, o novo Civic soma 184cv e 32kgfm de torque prometendo consumo de 15,9km/l na estrada e 18,3km/l na cidade segundo o Inmetro.

Com 184cv e 32kgfm de torque, o novo Civic acelera com força somando os dois motores com desempenho superior ao do antigo Civic 1.5 turbo na versão Touring. Também teve ganhos dinâmicos de estabilidade, com a traseira mais larga e com a percepção de um carro mais esportivo e próximo do chão. Também é destaque a coluna A, que está bem mais afilada, permitindo melhor visibilidade do carro. O acabamento agrada mas mantém o nível esperado da Honda com certa simplicidade mas montagem de boa qualidade. Também se destacam os gráficos melhores e uso mais fácil da multimídia ainda que fique devendo uma câmera boa como assistência.

O Civic híbrido estreou por aqui por R$ 244,9 mil e atualmente custa R$ 265,9 mil. Estao entre seus concorrentes o BYD King (a partir e R$ 175,8 mil) e Toyota Corolla híbrido (que é líder de segmento disparado e custa a partir de R$ 190 mil).

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