Citroën DS3

As mudanças foram sutis. O DS3 2015 incorporou um nova “assinatura luminosa”, como a marca prefere se referir para descrever o facelift do pocket rocket. As inspirações para a nova cara do hatch vieram dos conceitos Número 9 e Wild Rubis, que notavelmente privilegiam uma abordagem mais elegante do que esportiva. No mais, os comportamento dinâmico do modelo se manteve o mesmo (o que não deixa de ser elogiável). 

O conjunto óptico da linha 2015 do DS3 apresenta uma espécie de moldura de LED envolta dos faróis, que desempenha um papel mais estético do que funcional, embora seja a responsável pela indicação da seta com efeito deslizante. Os faróis são mais tecnológicos, compostos por três módulos LED e um bixenônio. De acordo com a fabricante, a opção por LEDs gera uma economia de energia de até 35% para a luz baixa e 75% para a alta. O ganho de luminosidade para guiar o modelo é evidente e representa mais segurança ao motorista. 

Os LEDs para uso diurno continuam localizados próximos às extremidades do parachoque dianteiro, mantendo o formato perolado mais verticalizado. Atrás, as lanternas também são compostas por LEDs e produzem um efeito tridimensional.

Citroën DS3

Por dentro, não há nenhuma novidade relevante. A cabine continua exibindo um design mais refinado, mas o materiais poderiam ser mais agradáveis ao toque (em diversas partes do carro, como sobre o quadro de instrumentos e nas portas, o contato é um tanto rígido, o que prejudica a sensação de durabilidade). A ergonomia restrita ao assento do motorista é bastante elogiável, pois o banco “abraça” bem o condutor e a posição ideal de dirigir é facilmente encontrada por meio dos ajustes de altura e profundidade do volante. O console central é que poderia receber algum ajuste, pois ainda é preciso deslocar os ombros do encosto para acionar os botões do rádio.

Sob o capô, o motor 1.6 THP de 165 cv e 24,5 mkgf de torque é o mesmo. Trabalhando com a transmissão manual de seis marchas, ele continua proporcionando um desempenho bastante divertido ao DS3, impulsionando-o da imobilidade aos 100 km/h em 7s5. Com o pico de torque disponível já às 1.400 rpm, as respostas do modelo são bastante ágeis, principalmente a partir da terceira marcha. Na primeira e segunda o lag natural do turbocompressor é muito sensível, provocando uma espécie de “soluço” ao redor das 2.000 rpm, quando o carro embala de vez. As marchas superiores também são beneficiadas pelo overbooster, que eleva o torque máximo à 26,5 mkgf. 

Citroën DS3

A dinâmica do foguetinho francês também se faz valer por um acerto de suspensões que prioriza a conectividade com o asfalto, o que, em outras palavras, significa dizer que ele não é confortável para pisos castigados, mas permite diversão em curvas mais fechadas, com velocidade mais alta. Aliando o manuseio preciso e prazeroso do câmbio, a posição de dirigir, a resposta ágil do motor e a boa reação dos freios o resultado é um hatch muito empolgante para ser guiado. 

Partindo de R$ 82.490, o DS3 vem equipado com seis airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, faróis de neblina e luzes diurnas de LED, ar-condicionado digital e automático, central multimídia e controle de cruzeiro. Para deixá-lo como a unidade avaliada, é preciso investir mais R$ 14.620, que inclui: pintura metálica, faróis de LED e bixenônio, retrovisor eletrocrômico, central multimídia com navegador, tela colorida de 7” e câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, crepuscular e de chuva, sistema de som com subwoofer e bancos de couro.

Citroën DS3

DADOS DE FÁBRICA

Motor disposição/número de válvulas: Diant., trans., turbo/16V
Cilindrada (cm³): 1.598
Potência (cv): 165 (G) a 6.000 rpm
Torque (mkgf): 24,5 (26,5 com Overboos) a 1.400 rpm
Câmbio: Manual, 6 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): Indepentende/travessa deformável com barra anti-inclinação
Peso vazio (kg): 1.240
Porta-malas (litros): 280
Tanque de combustível (litros): 50
Pneus (veículo testado): Michelin 205/45 R17

Nossas medições

0-60 km/h (m): 3s5 (31,51)
0-80 km/h (m): 5s34 (67,07)
0-100 km/h (m): 7s50 (121,23)
0-120 km/h (m): 10s55 (214,79)

Retomadas

40-100 km/h em 3ª marcha (s): 7,85
60-120 km/h em 4ª marcha (s): 9,36
80-120 km/h em 4ª marcha (s): 6,30

Consumo (em km/l de gasolina)

Consumo cidade: 8,7
Consumo estrada: 15,1
Consumo médio (PECO): 11,6
Autonomia em km: 580

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