A linha de picapes Chevrolet S10 chegou ao modelo 2014 com atualizações mecânicas, três novas opções de cores e novos itens de série a partir da versão LT. Sua maior novidade mecânica está sob o capô, onde fica abrigada a segunda geração do motor 2.8 turbodiesel, chamado CTDi.
Em função de um novo turbo de geometria variável, de um sistema de injeção de combustível retrabalhado — cuja pressão de trabalho passou de 1 600 bar para 2 000 bar, melhorando a pulverização do combustível — assim como novos pistões e válvula EGR (responsável por fazer com que parte dos gases queimados volte para a admissão, reduzindo a emissão de poluentes), o motor passou a gerar 200 cv e 51 mkgf de torque na versão automática e 44,9 mkgf na manual. Ou seja, em relação ao modelo 2013, houve um acréscimo de 20 cv e, na picape com câmbio automático, de 3,1 mkgf no torque.
As alterações fizeram com que a versão Cabine Dupla 4×4 LTZ automática acelere de 0 a 100 km/h em 10s4, ou 1s5 mais rápido que a antecessora. A retomada de 60 km/h a 120 km/h, uma medição ainda mais importante para uma picape, em função da grande capacidade de carga, apresentou melhoria sensível: diminuiu de 13s2 para 10s9. O consumo de combustível, entretanto, não pôde ser aferido, uma vez que o modelo só foi testado em pista. Por conta do maior torque, o câmbio automático de 6 marchas recebeu nova calibragem eletrônica, de acordo com a GM, de modo a aproveitar melhor a força do motor. A caixa manual, por sua vez, recebeu novo escalonamento.
A maior novidade no interior da S10 está disponível a partir da versão LT, que passou a ser equipada de série com o sistema MyLink, com tela tátil de 7”. Na versão topo de linha, LTZ, além de englobar as funções do sistema de som e Bluetooth, ele passa a oferecer navegador, leitor de CD e DVD. Essa configuração também recebeu auxílio de arrancada em aclives e controle de descidas em rampas íngremes).
Seu Bolso
Preço (carro testado): R$ 136.190
Desvalorização (1 ano): 12,8%
Garantia: 3 anos
Financiamento (taxa mensal): n/a
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): n/a
IPVA (4%): R$ 5.447
Seguro: R$ 7.402
1ª revisão: R$ 256
Versão básica: R$ 136.190
Média final: 6,9
Maior quantidade de força é sempre bem-vinda em uma picape, uma vez que a ampla área de cargas permite o transporte de material pesado — embora nem sempre seja o uso. O sistema de entretenimento MyLink veio em boa hora – Márcio Murta
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 10s4
Retomada 60-120 km/h em D: 10s9
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 26,1
Consumo cidade (km/l): n/a
Consumo estrada (km/l): n/a
Ruído a 120 km/h em D (dB): 66,8 dB
Ficha técnica
Motor 4 cilindros, dianteiro, longitudinal, diesel; Cilindrada 2.776 cm³; Potência 200 cv a 3.600 rpm; Torque 51 mkgf a 2.000 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração Traseira; Comprimento 5,34 m; Largura 2,13 m; Altura 1,82 m; Entre-eixos: 3,09 m; Caçamba: 1.061 l; Peso 2.061 kg