Primeiro SUV compacto elétrico da marca tem autonomia de até 250km e motor de 177 cv

Com o lançamento do Yuan Pro, a BYD passa a vender oito veículos 100% elétricos no Brasil, além de três híbridos. Com isso, a fabricante chinesa diz ao mercado que consegue oferecer diversos tipos de carros para atrair consumidores que procuram compactos ou grandes SUVs. Contudo, nem todos os produtos da montadora oriental são topo de linha como é o caso do SUV compacto Yuan Pro, que embora seja o único crossover compacto da categoria no Brasil tem a pretensão  de atrair m quem compra um utilitário esportivo compacto a combustão. Sua autonomia é de 250km no ciclo PBEV (na prática a autonomia urbana deve ficar um pouco acima dos 300km), o que o torna bom para quem roda pela cidade e não viaja para longe. Essa é a conclusão da Revista Carro após  rodar 24 horas de teste com o veículo.

 

Interior simplificado

 

Quando a BYD chegou ao Brasil, certamente as telas do interior chamaram muito a atenção do consumidor. Todavia, após diversos lançamentos da marca é possível que o visual de duas amplas telas, uma de painel de instrumentos de 8,8 polegadas e outra de 12,8 polegadas de multimídia, dão um tom genérico para o SUV, que repete o padrão de alguns rivais a combustão. Apesar da boa montagem e superfície macia ao toque no painel e nas portas, além do console que é novo o BYD Yuan Pro tem a identidade já conhecida pelos clientes da marca.

Os bancos, embora confortáveis, não são tão diferentes do Dolphin Mini, Dolphin e Dolphin Plus. Portanto, quem comprá-lo não espere o acabamento superior aos dos compactos.

De volta às telas, é claro, que há tecnologia presente no BYD Yuan Pro é de boa qualidade, com cores vivas, toque como de smartphone, além de ter GPS nativo e Spotify, dispensando uma conexão com Android Auto e Apple CarPlay, apesar de a conexão com esses sistemas seja sem fio e sem complicação. Sim, sempre tem um “porém”, uma vez que a entrada USB fica escondida no plano inferior do console central, o que fará o motorista “caçar” o ponto de conexão.

Em relação ao tamanho, o BYD Yuan Pro mede 4,31 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,67 metro de altura, 2,62 metros de entre-eixos, que é bom para levar até quatro adultos, o quinto vai apertado no banco traseiro. Já o porta-malas é menor do que muito hatchback compacto vendido no Brasil, visto que tem apenas 265 litros: duas malas e acaba o espaço.

Faltou ADAS

Assim como os novos Song Pro e King, o BYD Yuan Pro não conta com pacote de segurança de ADAS. Portanto, não há controle de cruzeiro adaptativo, auxílios de frenagem autônomas, sistema de assistência de permanência em faixa e, também, não há alerta de ponto cego. Ademais, traz seis airbags, sistema de som com seis alto-falantes, duas entradas USB do tipo A e duas do tipo C, ar-condicionado, freios ABS, controle de tração, sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem, assistência de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico, controle eletrônico de estabilidade, ajustes dos bancos dianteiros elétricos, sistema ISOFIX, carregador de smartphone por indução, entre outros.

Motorização e Autonomia

O BYD Yuan Pro tem motorização 100% elétrica com potência de 177 cv e 290 Nm de torque, o que permite acelerar de zero a 100 km/h em apenas 7,9 segundos e atingir a velocidade máxima de até 160 km/h. Portanto, não há um desempenho esportivo como o Tan, por exemplo, que custa mais que o dobro do Yuan Pro. Sim, vai pular na frente na largada por conta do torque linear e constante de 290 Nm e, também, terá boas arrancadas. No entanto, com quatro adultos e porta-malas cheios, o desempenho pode não ser tão bom quanto o esperado.

Diferente do Dolphin Mini, que não tem uma suspensão bem planejada para o Brasil, o Yuan Pro foi bem pensado para as nossas vias, superando valetas e buracos das ruas brasileiras sem tirar o conforto de quem está dentro dele.

A bateria é Blade LFP de 45,1 kWh, o que permite o SUV rodar até 250km no ciclo PBEV com a carga cheia. Desta forma, é ideal para quem roda pela cidade, posto que em uma viagem longa vai faltar autonomia. Neste caso, se o cliente quiser ficar no universo da BYD, o ideal é comprar os híbridos Song Pro, Song Plus ou King, que também são outras categorias, dois SUVs médios e um sedã médio. Todavia, para quem roda dentro de uma grande metrópole como São Paulo e, também, tiver um ponto de recarga em casa conseguirá economizar dinheiro não abastecendo em postos de gasolina. Claro, é possível fazer viagens à praia ou interior que não sejam muito longe. E, sim, se quiser percorrer longas distâncias terá que enfrentar a infraestrutura precária de eletropostos brasileira.

Vale a pena?

O BYD Yuan Pro certamente não é um veículo para quem viaja longas distâncias ou tem uma família grande, dado que não tem muita autonomia para ir longe e o espaço interno não é avantajado, isso sem falar no pequeno porta-malas, que deixa a desejar. Agora, se tem uma família pequena e viaja para cidades próximas da sua casa será uma boa opção, pois entregará o bom desempenho do motor elétrico, que confere um torque linear e constante, além de uma boa potência. O preço é de R$ 182.800 para até as 1.000 primeiras unidades vendidas ou até o dia 10 de setembro.

Como não tem rival elétrico, o BYD Yuan Pro chega por R$ 182,9 mil para concorrer com SUVs compactos a combustão como os líderes de vendas Volkswagen T-Cross, que tem preço de R$ 180.690 na versão topo de linha Highline, Hyundai Creta, que custa R$ 187.890 na configuração Ultimate, e, por fim, com o Chevrolet Tracker Premier por R$ 173.690.

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