Audi A3 1.8 TFSI Cabriolet

Sejamos sinceros: é praticamente impossível resistir ao encanto de um automóvel conversível. A sensação de liberdade e o status que um automóvel sem capota transmite são prazeres que não têm preço, como diz o slogan do cartão de crédito.

Assim, é de se lamentar que no Brasil esse tipo de carroceria tenha se tornado praticamente inviável atualmente, seja pela violência, que faz com que a maioria dos motoristas hoje prefira dirigir com os vidros fechados, seja pelo custo, já que hoje apenas modelos importados dispõem de versões conversíveis.

O motor do Cabriolet é o mesmo 1.8 TFSI dos demais modelos A3

É o caso do recém-lançado Audi A3 Cabriolet. Disponível em versão única, o carro traz capota de tecido com acionamento elétrico e capacidade (de acordo com a fabricante) para quatro pessoas, além do conhecido motor 4 cilindros 1.8 TFSI, capaz de produzir 180 cv e 25,5 mkgf entre 1.250 rpm e 5.000 rpm e do câmbio robotizado S  tronic de 7 marchas.

Visualmente, não há como negar que esse A3 é um belo automóvel, principalmente com a capota recolhida. A moldura do para-brisa cromada confere requinte ao modelo, além de combinar com o acabamento (também cromado) que percorre a carroceria, “delimitando” a área da cabine. Já com o teto instalado, parte desse charme se perde, mas o Cabriolet continua impressionando.

O interior é simples, mas refinado, e a ergonomia, irrepreensível

Em movimento, quem já teve a oportunidade de conduzir um A3 “fechado” não perceberá muitas diferenças no comportamento do Cabriolet. Afinal, há muitas semelhanças entre eles. Painel, acabamento, quadro de instrumentos, volante… tudo é similar. A diferença para o motorista surge ao olhar pelo retrovisor. Mesmo contando com vidro traseiro, a visibilidade é reduzida. Menos mal que o carro pode ser equipado com assistente de manobras.

Para quem viaja atrás, o espaço é limitado e o melhor é que duas crianças se acomodem ali. Sem falar na dificuldade de acesso, já que só há duas portas e o sistema que bascula os bancos dianteiros não é dos mais práticos.

Custando a partir de R$ 159.800, o Audi A3 Cabriolet 1.8 TFSI é a opção mais em conta para quem procura um conversível médio de 2+2 lugares capaz de oferecer bom desempenho e nível de conforto, além de uma dose de sofisticação. Para quem não abre mão do estilo e da sensação de liberdade, esse é o carro.

A tecla junto ao câmbio aciona a capota de tecido, numa operação simples

Ficha técnica

Velocidade máxima (km/h): 242
Motor disposição/número de válvulas: dianteiro, transversal, 16V
Cilindrada (cm³): 1.799
Potência (cv): 180 (G) a 6.200 rpm
Torque (mkgf): 25,5 (G) a 1.250 rpm 
Câmbio: Dupla embreagem, 7 marchas
Suspensão (dianteira/traseira): Indep,. McPherson/multibraço
Peso vazio/cap. máx. de carga (kg): 1.430/500
Diâmetro de giro (m) (esq./dir.): 10,9
Porta-malas (litros): 287
Tanque de combustível (litros): 50
Pneus (veículo testado): Dunlop SportMaxx 225/45 R17
Comprimento/largura/altura (mm): 4.421/1.793/1.409
Entre-eixos (mm): 2.595

Consumo (gasolina)

Cidade: 8,7 km/l
Estrada: 14,4 km/l
Médio (PECO): 11,2 km/l
Autonomia em km: 560

Nossas medições

0-60 km/h (m): 4s1 (34,2)
0-80 km/h (m): 6s0 (71,6)
0-100 km/h (m): 8s2 (125,0)
0-120 km/h (m): 11s1 (216,6)

Retomada

40-100 km/h em Drive: 5s7
60-120 km/h em Drive: 7s5
80-120 km/h em Drive: 5s2

Média final técnica: 8,3

Média final de mercado: 5,8

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